top of page
  • Vinicius Fonseca

Nike Air Rift reinventado para comemorar 20 anos de história!


O Nike Air Rift completa 20 anos de existênica e com isso a Nike traz uma nova edição reeditada para o mundo atual.

Um modelo que já era muito a frente do seu tempo quando foi lançado em 1996, ainda hoje pode parecer um modelo inovador e esquisito aos olhos de quem desconhece a silhueta.

Desde sua criação, o Nike Air Rift conquistou seu espaço no universo do streetstyle. Lançado em 1996, o design original combinava tênis e sandália em um só modelo, surgindo como um calçado inovador, inspirado no alto desempenho dos fundistas quenianos – na época, imbatíveis nas provas de longa distância.

Tradicionalmente, esses atletas costumavam treinar descalços ao longo do Great Rift Valley. O que inspirou o design com o dedão do pé separado, que favorece a articulação entre os dedos do usuário. O molde anatômico oferecia uma plataforma estável, que permitia passadas mais naturais; já a unidade Air-Sole no calcanhar assegurava o amortecimento. Nos anos seguintes, a silhueta do calçado deixou de ser um choque e tornou-se um ícone, influenciando modelos que a Nike faria a seguir – como o Nike Free. A paleta de cores OG também evoluiu: dos tons preto, vermelho e verde-escuro (referência à bandeira do Quênia), ela passou a incluir diferentes tonalidades e materiais. O tênis serviu de tela para inúmeros visuais, como estampas Liberty e colaborações com designers. Hoje, aos 20 anos de idade, o modelo continua se reinventando a cada nova versão. O novo Air Rift Breathe, tem um cabedal completamente feito de mesh, deixando-o mais leve e mais respirável para o pé do usuário, modelo perfeito para o verão que se inicia no hemisfério norte. O Nike Air Rift Breathe estará disponível a partir de 9 de junho no site da Nike e em lojas selecionadas.

bottom of page