Buscar
  • Lucas Conchão

Saiba agora mais detalhes sobre a coleção BETRUE 2019 da Nike, que celebra o orgulho LGBT+


Para celebrar o orgulho LGBT+ a Nike lança a coleção BETRUE 2019. Esse ano chega ao Brasil tênis, roupas, shoulder bag e meia. Todas as peças apresentam a bandeira de oito cores feita por Gilbert Baker e parte do lucro das vendas será revertido para a Casa 1.

Em 1978, o ativista político e designer Gilbert Baker criou duas bandeiras, pintadas e costuradas à mão, com oito faixas coloridas (rosa, vermelho, laranja, amarelo, verde, turquesa, azul e violeta) para serem um símbolo positivo que uniria gays, lésbicas, bissexuais e transgêneros. O símbolo recebeu o nome de Pride Flag (bandeira do orgulho) e foi apresentado naquele mesmo ano em São Francisco. A aceitação da bandeira junto à comunidade LGBT+ foi ótima e os organizadores da Parada do Orgulho de São Francisco determinaram que ela poderia ser um poderoso ícone para guiar todo o percurso do evento em 1979, com quatro cores de um lado da rua e quatro cores do outro.

40 anos depois, a bandeira de seis cores permanece o símbolo global da união da comunidade LGBTQIA+. E para celebrar o impacto de Baker e relembrar o seu legado, a Nike em parceria com o Gilbert Baker Estate, trabalharam juntos para criar a coleção BETRUE de 2019. Pela primeira vez toda a coleção, com tênis, roupas e acessórios, apresenta a bandeira original de oito cores, além de outros toques e símbolos de orgulho.

Parte dos lucros da coleção BETRUE 2019 será revertida para a Casa 1, centro cultural e de acolhimento LGBT+. Como já falamos aqui, as peças serão lançadas dia 15 de junho e estarão disponíveis no nike.com , além das lojas físicas da Nike na Oscar Freire e Guadalupe.

Para comemorar o lançamento a Nike fará um talk com a judoca Rafaela Silva, a performer Aretha Sadick e o jornalista Amauri Terto. Após a roda de conversa terá a festa Batekoo para encerrar. O evento acontece no Galpão Casa 1 (Rua Adoniran Barbosa, 151), no dia 16/06, às 15h.

Curiosidades sobre a coleção

  • Tem um novo logo, que substitui o texto “BETRUE” com a bandeira original de oito cores criada por Baker.

  • É a primeira vez que as faixas coloridas aparecem na coleção (anteriormente, o arco-íris de seis cores foi projetado como um gradiente), que representa a fluidez através do espectro da identidade.

  • São 3 tênis na coleção e em todos a palmilha esquerda é rosa com a assinatura do Gilbert Baker, enquanto a direita apresenta a bandeira do orgulho de oito cores, com o significado de cada uma delas.

  • Para concordar com o fato de Baker fabricar à mão tudo que ele projetou, os designers da Nike deram a cada sapato um efeito artesanal, bordando algumas coisas, incluindo o Swoosh de oito camadas no Nike Air Max 90 e a bandeira no Tailwind 79.

  • O Nike Tailwind, que foi vendido pela primeira vez no mesmo ano em que a bandeira de Baker foi lançada, é incluído na coleção pela primeira vez.

  • Gilbert estava sempre coberto de glitter e brilho, e é por isso que grande parte da coleção de 2019 também é. As meias Nike Spark Lightweight Crew são as primeiras meias da Nike a apresentar glitter.

  • Os designers trouxeram camisetas e um logo antigo da Nike que se conecta aos anos 70 e 80 - o preferido de Gilbert.

  • Tudo na coleção é unissex. A Nike Heritage Shoulder Bag tem um brilho forte pelo uso do glitter.

#NikeBETRUE2019 #orgulhoLGBT

                © Sneaker Cult 2020