Buscar
  • Vinicius Fonseca

Essas são as inovações da Nike para os jogos Olímpicos 2020 em Tokyo



A NIKE anunciou hoje as inovações revolucionárias para os atletas que competirão os jogos do Japão. Elas incluem tênis criados para oferecer aos corredores um benefício mensurável de desempenho, voltados para uma nova era nas competições. A plataforma NEXT%, que estreou nos pés do recordista da maratona Eliud Kipchoge, vai ser ampliada para novas modalidades após o sucesso sem precedentes nas provas de fundo.


Às vésperas do evento mais importante para o mundo do esporte, a Nike também lança novas coleções feitas de materiais sustentáveis, para todos os atletas. A emergência climática continua causando impacto na competição e nos treinos. Nesse cenário, as inovações sustentáveis da Nike representam o compromisso da marca em ajudar a proteger o futuro do planeta – e consequentemente do esporte. Entre os destaques estão o uniforme para pódio com design mais sustentável da história do Team USA, tênis feitos majoritariamente de resíduos reciclados e peças casuais que abraçam a ideia de um futuro com zero emissões de carbono.


Coleção para pódio do Team USA Em julho, o Team USA vai mostrar o poder da sustentabilidade durante as cerimônias de entrega de medalhas. Em Tóquio, os medalhistas americanos subirão ao pódio vestindo o inconfundível casaco Windrunner, agora reestruturado e feito de poliéster 100% reciclado. A calça tem nylon 100% reciclado, com detalhes de borracha Nike Grind também reciclada. O sneaker Nike Air VaporMax 2020 é feito  a partir de sobras recicladas do processo de manufatura, e tem uma parte superior costurada com alta precisão, que reduz ao mínimo os resíduos resultantes do processo.



Nike Air Zoom Alphafly NEXT%  Quando Eliud Kipchoge terminou uma maratona em menos de duas horas em Viena, em outubro de 2019, ele tinha nos pés um protótipo do Nike Air Zoom Alphafly NEXT%. O mais novo tênis de corrida da Nike estreia oficialmente em julho de 2020, com duas novas unidades Nike Air Zoom, mais espuma, placa renovada de fibra de carbono e parte superior ultraventilada. Somadas, essas características significam amortecimento aprimorado e economia na corrida.



Nike Air Zoom BB NEXT%: O novo Air Zoom BB Next% da Nike Basketball foi criado para ser leve e responsivo, favorecendo a eficiência do jogador. Com um novo sistema de unidades Nike Air Zoom, espuma Nike React exposta e uma fina placa posicionada acima da espuma, este tênis oferece aos jogadores força, baixo peso, proteção otimizada contra impacto e retorno superior de energia.



Uniformes Nike SB para skate: Os Jogos deste ano serão a primeira edição a ter o skate como modalidade olímpica – e a Nike vai apresentar uniformes na vanguarda do design sustentável. Os representantes do Team USA, da França e do Brasil vão competir em uniformes feitos de poliéster 100% reciclado, com eficiência de padrões para minimizar a geração de resíduos. O estilo vivo e ousado das peças é resultado de uma colaboração entre a Nike e o artista holandês Parra, e homenageia as particularidades da cultura esportiva de cada país.



Space Hippie: Além do desenvolvimento de produtos com foco em performance, a Nike vai lançar, ainda no primeiro semestre, uma coleção cápsula de tênis que redefine as possibilidades do design sustentável. Os modelos Space Hippie são feitos a partir de resíduos que sobram no chão da fábrica – o que as equipes de design da Nike chamam de “space junk”, ou lixo espacial. Esses restos são reaproveitados e se transformam numa expressão radical do design circular. Cada detalhe da coleção-cápsula Nike Space Hippie – desde os materiais escolhidos às embalagens, passando pelos métodos de produção – considerou o impacto ambiental. O resultado são tênis com a menor pegada de carbono da história da Nike.



                © Sneaker Cult 2020