top of page
  • Foto do escritorVinicius Fonseca

Nike Apresenta a coleção Space Hippie feita a partir de resíduos da própria fábrica


A coleção Space Hippie encara a urgência das mudanças climáticas e representa um grande avanço na liderança da Nike em busca de soluções para os maiores problemas ambientais da atualidade. Os restos reaproveitados se transformam numa expressão radical do design circular. Cada detalhe dos quatro primeiros modelos da coleção – da escolha dos materiais, embalagem e até passando pelo método de produção – levou em conta o impacto ambiental. O resultado são os tênis que menos produzem carbono da história da marca.


“Os produtos Space Hippie são artefatos do futuro”, diz John Hoke, Chief Designer Officer da Nike. “Eles são a vanguarda, são uma rebelião otimista. Space Hippie é também uma ideia, um movimento que pretende descobrir formas de fazer mais com o mínimo de material, de energia e de emissões.


São produtos com propósito, que mantêm a tradição da Nike de criar um design único. A coleção é um termômetro do progresso. Ela apresenta novas formas de usar resíduos e transformar lixo em coisas belas. Na minha opinião, Space Hippie enfrenta o vilão-lixo. Ela muda nossa forma de enxergar materiais e de ver a estética dos produtos. Muda nossa estratégia para criar as peças que fabricamos”, completa Hoke.  

O projeto Space Hippie, explicado pelo designer Noah Murphy-Reinhertz



A base da trama estruturada que dá forma à parte superior dos tênis Space Hippie usa o que chamamos de “fios de lixo espacial”. Eles são feitos de material 100% reciclado – incluindo garrafas PET, retalhos de camisetas e sobras de carreteis”.



“O amortecimento Space Hippie também utiliza sobras da produção do Vaporfly 4% e espuma ZoomX reprocessada, num método que consome apenas metade do CO2 necessário para as espumas tradicionais da Nike”.



O solado dos tênis Space Hippie foi criado a partir da 'Espuma Cratera’ – uma mistura de espumas tradicionais da Nike e 15% de borracha reciclada Nike Grind. O uso reduzido de materiais novos diminui a pegada de carbono, enquanto os grânulos de Nike Grind criam uma textura e uma mistura de cores única para cada entressola”.


A coleção Space Hippie é um exemplo de evolução do potencial humano. Novos padrões para o uso de materiais reciclados estabelecem um novo patamar de design responsável. Os tênis desafiam crenças sobre a origem dos materiais que compõem esses produtos. Space Hippie é uma forma de fazer melhor, hoje. De abrir caminho para um amanhã mais forte. É uma nova visão sobre como fazer, usar e, em última análise, reutilizar coisas. 


A coleção Space Hippie é uma representação física da ideia de que os designers têm o direito – e a responsabilidade – de resolver problemas. Ela enfrenta, com graça e suavidade, um problema assustador e de grandes proporções. Assim como um corredor que supera seus limites e baixa o próprio tempo, a inovação deve servir de inspiração para todos nós. 


Os modelos Space Hippie 01, 02, e 03 estarão disponíveis ainda no primeiro semestre na plataforma SNKRS e em lojas selecionadas. Já o Space Hippie 04, criado especialmente para mulheres, estará disponível no final do semestre. No Brasil, o tênis estará disponível na maior loja da Nike, o nike.com, nas mesmas datas globais.



0 comentário

Comentários


bottom of page