Sneaker Cult TOP 12 2020 - @Conchão_
- Lucas Conchão
- 29 de dez. de 2020
- 5 min de leitura

E finalmente chegou a hora mais difícil do ano, montar a nossa tradicional lista dos 12 melhores sneakers dos últimos 12 meses! Em um ano que não foi fácil para ninguém, pelo menos para a felicidade dos sneakerheads as marcas não mediram esforços e apresentaram lançamentos de peso, com novas silhuetas, versões, colaborações e tudo que a gente mais gosta.
A Nike deixou claro que este era o ano do Dunk, o que de fato foi e isso se reflete na minha lista com a presença de 4 modelos da silhueta. Já a adidas mostrou que sua parceria com Kanye e calçados da linha Yeezy ainda têm muito fôlego, porém em um ano com tantas novidades ficou complicado adicionar mais de um modelo aqui, já que a maioria foi apenas variação de colorways. E quem diria que esse seria o ano da New Balance, hein? A marca famosa pelos runners lançou novas silhuetas, diversas colaborações, reedições de clássicos e muito mais!
Enfim, chega de enrolação, confira abaixo os 12 melhores modelos do ano na minha opinião. Espero que gostem!
12 – Air Jordan 4 Fire Red 2020

Uma das cores mais clássicas da quarta silhueta de Michael Jordan, lançada pela primeira vez em 1989, voltou às prateleiras em 2020. Diferente das versões de 2006 e 2012, desta vez a Nike foi bem fiel ao modelo original em todos os detalhes.
Suas cores, construção, shape e principalmente a volta do “Nike Air” no calcanhar, garantiram o aspecto nostálgico do tênis e por isso não pude deixa-lo de fora do meu TOP 12.
11 – Aimé Leon Dore x New Balance 550

New Balance e Aimé Leon Dore têm uma coisa em comum, ambas focam em qualidade em todos os seus produtos. E com o modelo 550 da New Balance não foi diferente, a marca famosa pelos runners trouxe de volta essa silhueta voltada para o basquete que não era trabalhada há muito tempo. O resultado não poderia ser melhor, muita qualidade e um design retrô irresistível.
10 - Joe Freshgoods x New Balance 992 “No Emotions Are Emotions”.

Todo ano podemos esperar grandes lançamentos durante o All-Star Weekend, como trabalhos de Virgil Abloh e Kanye West. Mas em 2020, uma surpresa agradável foi a reintrodução do NB 992 ao mercado, marcado por uma colaboração de peso com Joe Freshgoods.
O tênis mescla diversos materiais premium e cores vibrantes que se contrastam, e para fechar, a frase “don’t be mad” (não fique chateado) se faz presente na sua construção. Perfeito para 2020, não é?
9 – Strangelove x Nike SB Dunk Low

Um Dunk Low com uma riqueza altíssima de detalhes criado para celebrar o amor no Dia dos Namorados, esse é o Strangelove, um dos SB mais queridos e valorizados do ano. O tênis mescla camurça e veludo em tons de rosa e vermelho, tudo muito lindo. Isso tudo garantiu seu lugar no meu TOP 12, sendo o primeiro dos 4 Dunks presentes na lista.
8 – adidas Yeezy QNTM “Quantum Lifestyle”

Em 2020, Kanye West e adidas introduziram ao mercado um modelo destinado ao uso dentro das quadras de basquete. Com toda sua genialidade, Kanye também criou uma silhueta similar, mas com cano um pouco menor e acabamentos um pouco menos rígidos, já que grande parte do seu público usa seus calçados para o lazer.
O modelo ganhou a adição de “Lifestyle” em seu nome e, em minha opinião, ficou bem melhor que o “Basketball”, portanto era impossível deixa-lo de fora do meu ranking.
7 – Casablanca x New Balance 327

O New Balance 327 provavelmente foi a principal aposta da marca para 2020, e para mim foi a melhor nova silhueta do ano. E não é à toa, o modelo ganhou os holofotes do verão europeu com sua extrema leveza, cores e colaborações diversas, além de uma entressola robusta que merece destaque. Aqui representado pelas cores OG em colaboração com a marca Casablanca, o 327 tem todo mérito e potencial para continuar indo longe.
6 – Travis Scott x Nike SB Dunk Low

Um dos tênis mais aguardados do ano, desde que surgiram as primeiras fotos no pé de Travis, não podia ficar de fora da minha lista. Além de todo hype em cima da silhueta em 2020, o trabalho feito nesse par foi único e deve ser reconhecido, com uma belíssima mistura de materiais, texturas e estampas distintas que casaram muito bem.
5 – Union Los Angeles x Air Jordan 4 “Guava ice”

Quando foram divulgadas as primeiras fotos da segunda silhueta colaborativa entre Jordan Brand e a Union Los Angeles, não faltaram críticas para sua língua, que foi dobrada para frente e costurada para dar um visual único. Particularmente eu acredito que esse detalhe tenha deixado o tênis sensacional, e a mistura de cores da colorway “Guava Ice” me ganhou completamente.
4 – Off-White x Air Jordan 4

Visto pela primeira vez em uma exposição de Virgil em 2019, o Off-White x Air Jordan 4 foi lançado em julho deste ano. A meu ver, foram poucos os tênis da colaboração que apresentaram uma qualidade tão boa quanto a deste Air Jordan 4. Materiais e construção premium, em conjunto com uma cor monocromática muito atraente deram a 4ª posição ao modelo.
3 - FRAME x Nike SB Dunk Low “Habibi”

Uma grande surpresa no final do ano, o Dunk SB em colaboração com a loja FRAME de Dubai foi lançado há pouco tempo e já saltou para o meu TOP 3 de 2020. Com as cores da bandeira dos Emirados Árabes, cada detalhe foi pensado para ser uma obra prima única e cheio de referências ao país.
Um fato curioso é que o diferente de outros Dunks, o Habibi chegou ao mercado sem muito alarde prévio e por isso o valor de revenda antes do lançamento era menor que o valor atual (média de 700 dólares e subindo).
2 – Ben & Jerry x Nike SB Dunk Low “Chunky Dunky”

O “Dunk do sorvetinho” representa a junção de dois mundos diferentes, que se uniram em um tênis que deu muito certo. Sem dúvida, esse foi o tênis mais cobiçado, falado e valorizado do ano e que merecia até a primeira colocação.
Diversos portais de notícia falaram sobre o lançamento, pessoas de fora do mundo sneakerhead também souberam da existência do modelo, e até hoje têm gente “traumatizada” por não ter conseguido um par. E dá pra entender todo esse alvoroço, né? Duas empresas muito queridas no mercado que juntas colaboraram em um tênis cheio de personalidade! Esse é mais um que entra para a lista dos inesquecíveis!
1 – Dior x Nike Air Jordan 1 “High”

A influência do streetwear em coleções e produtos das marcas de grife já vem crescendo há um bom tempo e é algo me agrada bastante. Em 2020, acredito que o lançamento das versões de cano baixo e alto do Dior x Nike Air Jordan 1 foi um verdadeiro marco para ambas as indústrias.
Enquanto o modelo foi fiel ao shape e construção original das silhuetas, todos os materiais, caixa, acessórios e claro, o preço de retail, remetem a um produto de High Fashion.
Seu design ficou clean, elegante e o elo entre as marcas foi selado com maestria no Swoosh, marca registrada da Nike, que ganhou a estampa original da Dior. Eu definitivamente não mudaria nada neste tênis e por isso o topo do meu TOP 12 de 2020 é dele!
Comments