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adidas Harden 1 "Pioneer" no Brasil

February 7, 2017

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No segundo semestre de 2015 James Harden, armador do Houston Rockets na NBA, assinou um contrato com a adidas pelo valor astronômico de 200 milhões de dólares com duração de 13 anos. Já era evidente que em algum momento uma silhueta com seu próprio nome seria lançada pela adidas e esse momento enfim chegou.

 

Vale lembrar que durante 6 anos de contrato com a Nike, Harden não teve um tênis com sua própria assinatura, teve apenas o Nike Hyperchase que foi ligado à sua imagem.

 

Algumas imagens de um sample foram vazadas na internet antes do pronunciamento oficial da adidas, mas Brian Foresta (Adidas VP of global design for basketball) não deixou se abater e seguiu em frente com a grande aposta da marca na linha de basquete, o nomeado Harden Vol. 1.

 

Brian Foresta também explica que houve muita pressão e ansiedade para que houvesse logo o lançamento de um tênis assinado pelo barba do Rockets, porém o projeto levou algum tempo pois na criação levou-se em conta como Harden se veste, como sua mente funciona e como se comporta, isso tudo sem deixar de lado a parte de desempenho por tratar-se de um tênis para as quadras.

 

Um fato importante no processo criativo é que Harden teve participação ativa e não se limitou apenas a assinar alguns papéis. Ele realmente deu acesso aos designers para que pudessem compreender cada feedback sobre o seu produto.

 

O laboratório de pesquisas da adidas descobriu que o estilo de jogo de James Harden pressiona muito os dedos dos pés na parte frontal do tênis (toebox), e a partir dessa importante informação iniciaram a criação de um tênis em que o pé fica levemente para trás para que quando houver necessidade da movimentação frontal tenha tempo/espaço para mudar de direção, além de que algumas colorways do modelo foram produzidas em couro granulado, formando um espécie de proteção adicional aos dedos.

 

James Harden pediu para que tivesse um tênis facilmente identificado com sua assinatura porém com um logotipo discreto, que aparece pequeno e refinado na língua do calçado. A ideia do logotipo teve como ponto de partida um núcleo ou um sol com as três listras características da adidas.

O amortecimento do tênis é uma versão evoluída do Boost do Adidas Crazy Light Boost 2016. O padrão de tração foi concebido através de impressão 3D, pela tecnologia Aramis, usada pela adidas e pela Nasa, onde foram mapeados os pontos de maior pressão do pé do atleta.

Um detalhe que todo sneakerhead vai adorar é um tributo a familia Harden, um conjunto de numeros gravados na sola, na parte de trás do tênis que indicam as datas de aniversarios de sua mãe e sua avó e claro três zeros indicando as três listras da adidas.

 A primeira colorway a ser lançada foi nomeada "Pioneer", produzida em primeknit preto; toebox em couro branco; cadarços e forro interno em vermelho, finalizado com solado branco. As cores simbolizam a Artesia High School, escola onde Harden jogou basquete no colegial e foi campeão no seu segundo ano. O Atleta anotou na partida final 22 pontos, 8 rebotes, 3 assistências e 2 roubos de bolas. A data do jogo e aa estatísticas estão impressas na palmilha do tênis.

 

O lançamento está programado para dia 03 de Dezembro, pelo preço sugerido de 140 dólares.

 

UPDATE: O tênis já esta a venda no Brasil em seletos revendedores adidas e em seu e-commerce, pelo preço sugerido de R$1399,99

 

 

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