© Sneaker Cult 2019

Do The Right Thing - Do Cinema Para As Ruas

April 5, 2018

Escrito por:

 

Os anos 70 e 80 nos EUA foram marcados por mudanças nos direitos civis, e com isso, a revolta negra estava cada vez mais se revelando nas ruas. Logo a estética e o estilo de vida estavam cada vez mais marcantes com o cabelo black power, calça boca de sino e as referências direta ao continente africano.

 

Nesse cenário, Spike Lee lança o filme “Faça a Coisa Certa” (Do The Right Thing), e fez com que o chamado cinema negro, entrasse em evidência e fez com que todos voltassem os olhos para essa situação.

 

O figurino feito por Ruth Carter abusa de cores fortes, camisas de baseball e regatas de basquete, ela trouxe toda a influência das ruas para o filme, exaltando assim, a população negra da época.

O filme foi lançado em 1989 e adivinha quem estava começando a surgir na NBA e fazendo um sucesso tremendo? Sim ele mesmo, Michael Jordan! E como um ícone em ascendência na época, uma referencia ao ídolo não ficaria de fora; sendo representado na famosa cena em que um dos personagens tem seu Air Jordan 4 “White Cement” sujo.

 

 

Anos depois do lançamento do filme, a Jordan Brand resolveu homenagear o longa em dois momentos: Primeiro em 2007 com um Air Jordan 3 que levou o nome do filme e utilizou um esquema de cores que fazia referências direta às roupas dos personagens, cabedal na cor azul, detalhes e entressola em amarelo e verde no logo Jumpman na sua língua.

Mas a grande homenagem veio com o lançamento do Air Jordan 4 em 2017, que vem exatamente igual ao filme, ou seja, ”sujo”.

 

O filme até hoje é lembrado pela sua crítica social, que depois de tantos anos, ainda se mantém atual. O mais interessante é ver como as marcas estão atentas a esse tipo de movimento fazendo referências direta à esse filme assim como a Jordan Brand fez.

 

 (Cena do filme)

 

 (Cena do filme)

 

(Cena do filme)

 

 (Air Jordan 3)

 

 (Air Jordan 4)

 

Please reload

Posts em Destaque!

Nike SB x Air Jordan 1 Low "Desert Ore"

October 28, 2019

1/3
Please reload

Acompanhe pelas Redes Sociais
  • Facebook Long Shadow
  • Instagram_App_Large_May2016_200
  • Twitter Long Shadow
Posts Recentes
Please reload