top of page
  • Vinicius Fonseca

Um histórico geral do Air Jordan 1 "Black/Red"

Atualizado: 4 de ago. de 2020


O tão aguardado Air Jordan 1 "Bred" ou "Banned", chamem como quiser, finalmente volta às lojas... Provavelmente vocês já leram 15 textos diferentes sobre a história dele, mas achei necessário ter um material em português sobre um tênis que tanto admiro...

Vamos ao básico, 1985, ano em que Michael Jordan já estava na Nike e já estava tendo um tênis criado exclusivamente para a linha dele, época em que as regras de uniforme da NBA eram restritas ao extremo.


O tênis era preto e vermelho, "Black" and "Red", por isso "Bred" (sim, daí que se originou o apelido). Todos os tênis da NBA tinham que ser predominantemente brancos na época (ainda mais com o Bulls jogando no uniforma branco com detalhes em vermelho) e como vocês puderam reparar, não tem branco o suficiente na cor preta e vermelha (apenas na midsole).


Aí que entra o que todos acreditam hoje ser "A maior jogada de Marketing da Nike", em que ela estaria pagando o valor de 5000 dólares por cada jogo em que MJ usasse o tênis em quadra, daí que surgiu que o tênis era uma versão banida das regras oficiais da NBA. Mas a grande questão é: Michael Jordan não usou o Air Jordan 1 "Bred" em um único jogo oficial sequer durante sua jornada na NBA, então como que o tênis foi banido?

Fortes indícios praticamente comprovam que o tênis utilizado era o Nike Air Ship, também nas cores preta e vermelha, mas não que um tênis da linha Jordan tenha sido banido do game. Um bom meio de "comprovar" essa teoria é analisarmos o jogo de 15 de Outubro de 1984 em que Jordan usou o "Nike Air Ship Bred" e no dia 18 de Outubro a Nike/Bulls teriam recebido a notificação de quebra de uniforme e assim MJ teria que parar de usar o tênis imediatamente, banindo assim o Nike Air Ship.

Entretanto... No All Star Game de 1985 (por volta do dia 10 de Fevereiro) Michael Jordan usou efetivamente o Air Jordan 1 Bred para as festividades do final de semana, podendo assim ter recebido um segundo aviso da NBA, pedindo para que ele parasse de usar o tênis, em uma carta que data do dia 25 de Fevereiro de 1985.

Sendo assim podemos levar em consideração que o Nike Air Ship foi efetivamente o 1° tênis a ser banido e o Nike Air Jordan 1 "Bred" teria sido o 2° tênis a receber uma notificação de proibição. Talvez nós nunca iremos descobrir a história real por traz de todo esse legado, mas seja como for, história foi feita e hoje o Air Jordan 1 "Black/Red" é um dos maiores ícones para os aficionados pelos tênis.

Agora vamos falar dos lançamentos desse tênis... Dos? Sim, esse tênis já foi lançado MUITAS vezes.


Vamos lá, seu primeiro lançamento aconteceu em 1985 claro... Tendo sua primeira versão retro em 1994, logo após o anúncio em que Michael Jordan iria se aposentar. Seguido por um outro retro em 2001 em que os pares vinham numerados, depois em 2009 em um pack chamado "Defining Moments Pack" (DMP), logo depois em 2011 em uma versão apelidada de "Banned" que vinha com um "X" no heel em homenagem ao momento icônico em que o tênis foi supostamente banido e finalmente um último (penúltimo) retro em 2013, um modelo que decepcionou um pouco pela sua qualidade (mas que foi um desespero para conseguir).

Vendo desse ângulo nem parece ser um tênis tão limitado assim não é? Mas vamos lembrar que nenhuma dessas edições chegaram ao Brasil, tornando a tarefa de brasileiros que queriam o modelo imensamente mais difícil. O que vai mudar de cenário esse ano, já que teremos o lançamento do AJ 1 Bred em terras tupiniquins!

O lançamento de 2016 é MUITO esperado porque o tênis vai voltar com todos os aspectos originais da época, como o "Nike Air" na língua, na palmilha e o fato de vir desamarrado de fábrica, assim como em 1985. Sem falar na expectativa da qualidade do tênis, parece que deram uma caprichada no couro na parte vermelha e isso tem deixado muitos colecionadores ansiosos!

Como todos já sabem, o tênis chega sim ao Brasil, mas muitos estão em dúvida aonde tentar adquirir o seu, então nós da Sneaker Cult preparamos uma pequena lista com as lojas que irão receber o modelo, lembrando que as quantidades são limitadas e para aqueles que querem garantir o modelo, aconselhamos chegar cedo às lojas.

Inúmeras Artwalk irão receber o modelo, é uma boa pedida verificar a mais próxima da sua casa e correr para buscar o seu... São elas:

Parque Dom Pedro

Morumbi

Higienópolis

ABC

Paulista

Tatuapé

BH Shopping

Aricanduva

Esplanada Shopping

Iguatemi Salvador

Bourbon

Anália Franco

Plaza Sul

Itaquera

Recife

Guarulhos

Campo Limpo

Mooca

Ibirapuera

Osasco

Rio-Sul

Além disso, lojas do ramo irão receber o tênis como:

Site da Nike Brasil

Kings Sneakers (apenas a loja 34 da Galeria do Rock)

Maze Skateshop (apenas a Flagship da Maze na Rua Augusta)

Verse (apenas na loja de Porto Alegre)

Ghheto Store (loja localizada em Jundiaí)

Guadalupe Store (loja localizada no Bom Retiro)

Nike do Rio em Copacabana (à confirmar)

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page