top of page
  • Ingrid

Chega ao Brasil o Nike Classic Cortez Premium "STOP PRE"


Chega ao Brasil no próximo dia 28, mais uma edição do clássico Cortez. Em numeração feminina, pelo valor de R$ 379,90, o modelo será lançado no site da marca. A silhueta Cortez foi originalmente lançada em 1972, quando a Nike ainda tinha o nome de "Blue Ribbon Sports" e trabalhava em parceria com a japonesa Onitsuka Tiger. Criado por Bill Bowerman, o modelo tinha a missão de proporcionar leveza através de um tênis feito com materiais duráveis para prática de corrida. Desde seu lançamento, o modelo sofreu diversas releituras e vem sendo lançado de tempos em tempos sem nunca ser esquecido. Você deve estar pensando: "nossa, de novo o tênis do Forest Gump"; mas te garanto que esse aqui não tem nada a ver com o personagem de Tom Hanks. Esta edição presta uma homenagem ao corredor norte-americano Steve Prefontain. Também do Oregon, foi um dos principais corredores de longa distância de seu tempo. Se tornou recordista americano em 5 competições de média e longa distância (de 2.000m a 10.000m). Chegou inclusive a ser medalhista no Panamericano de 1971 realizado em Cali, na Colômbia. O atleta foi um dos primeiros a utilizar Nike em competições, utilizava o modelo Cortez e acabou ajudando em seu desenvolvimento indiretamente. Em seu diário de treinamento, constam trechos do atleta contando o início desta parceria e o experimento em utilizar o modelo na prática do esporte: "Bowerman me fez testar alguns novos sapatos para corrida. Estes sim me fizeram sentir confortável e leve. Não me importaria de usá-los. São de uma empresa japonesa ( 10/11/1971- Tempo que a Nike ainda trabalhava em parceria com a Onitisuka Tiger)

Prefontaine, era praticamente invencível e a torcida rival acabou criando uma camiseta provocativa com a placa de trânsito PARE, acabou que o próprio atleta adotou o símbolo.

Em uma morte precoce, Steve morreu aos 24 anos em um acidente de automóvel. Em sua cidade, realiza-se todos os anos, em sua homenagem, um encontro de atletismo designado ao Prefontaine Classic.

O modelo utiliza as cores da placa e materiais próximos aos utilizados em sua época para prestar essa homenagem.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page