Buscar
  • Vinicius Fonseca

Nike lança o Metcon 4 - tênis feito especialmente para o Crossfit


Cada nova versão do tênis Nike Metcon é testada pelos maiores atletas de elite da Nike – gente como Mat Fraser, Kara Webb, Josh Bridges e Sara Sigmundsdottir, entre outros. Ao longo dos anos, eles já deram ideias e opiniões sobre diversos modelos do Metcon. “Meus tênis sempre ficam destruídos”, diz Bridges, atleta da Nike e profissional de ginástica funcional. “Eles têm furos porque eu faço mais subidas de cordas, mais saltos sobre caixas e burpees do que a maioria das pessoas.

Esse tipo de desgaste é esperado. Afinal de contas, Bridges treina cinco horas por dia, seis dias por semana – sempre com o mesmo tênis. “Peguei o primeiro [referindo-se ao novo Nike Metcon 4] em março do ano passado, e uso ele para tudo”, conta o esportista. “Está em ótimas condições até hoje: não tem nenhum rasgo, nenhum furo ou buraco, a sola está firme e a ponta continua inteira. Por tudo isso ele é diferente dos outros tênis que conheço”.

Além do Nike Romaleos (específico para levantamento de halteres pesados), o Metcon é o calçado de treino mais durável da Nike. Ele é ideal para práticas como levantamento de pesos, movimentos funcionais e condicionamento metabólico – sobretudo em exercícios que testam ao máximo a resistência do calçado (levantamento de halteres pesados ou subidas em cordas, por exemplo). Quando chegou a hora de fazer a quarta atualização do modelo, os designers já tinham muita informação em mãos, fornecida pelos atletas, e sabiam o que estava bom e o que poderia ser aprimorado.

Diante disso, decidiram não mexer no que estava dando certo e mantiveram algumas características exatamente iguais. As mudanças foram feitas apenas em cima do que tinha de melhorar. Confira mais detalhes do novo modelo:

O QUE FICOU IGUAL

  • A sola externa. Do antecessor Nike Metcon 3, o novo modelo mantém o design de borracha com estrelas de três pontas por toda a extensão (garantindo tração em diversas direções) e a mesma inclinação de quatro milímetros entre o calcanhar e a ponta dos dedos (relativamente pequena para um tênis tão estável). Tudo isso assegura aquela sensação na sola dos pés que os fãs sempre adoraram.

  • O amortecimento na sola. Todo o amortecimento necessário para movimentos de alto impacto vem da entressola, e não da sola externa de borracha. (A maioria dos tênis de corrida e treino é amortecida pela espuma exposta na sola externa, que não oferece grande tração e pode acabar estragando em movimentos de alto contato, como subidas em corda.)

NOVIDADES

  • Durabilidade. A atualização mais importante do Metcon é o uso da tecnologia háptica no cabedal. O formato de estrelas de três pontas (imagine um material TPU emborrachado, inspirado na sola externa de borracha) pode ser impresso individualmente, em diferentes dimensões, em qualquer parte do tênis. Isso aumenta a durabilidade de forma estratégica, garantindo vida mais longa às áreas onde isso é fundamental (regiões de maior desgaste, como a biqueira e as laterais) e deixando regiões de malha para ventilação e flexibilidade nas partes certas.

  • Amortecimento na parte dianteira dos pés. No cabedal, os designers usaram uma malha-sanduíche: com duas camadas, ela tem fibras verticais em toda a extensão. Isso traz uma inédita sensação de amortecimento na parte de cima dos pés, além dar mais firmeza do que modelos anteriores.

  • Ilhoses. A nova versão tem seis ilhoses, contra cinco do modelo anterior. Isso permite ajustar ainda mais os cadarços para o nível exato de conforto e sustentação exigido por cada atleta.

  • Língua. A estrela de três pontas macia, na parte de cima da língua, traz acolchoamento adicional entre a região dianteira dos pés e o cadarço.

  • O contraforte do calcanhar. Está mais minimalista do que nos modelos anteriores – por motivos estéticos, sobretudo, sem afetar o desempenho.

Quando os atletas deram aos designers da Nike suas opiniões sobre o novo tênis, a maioria disse que a grande surpresa foi o conforto. “Ele parece diferente, como se abraçasse os pés”, afirma Bridges. “Está muito mais macio”. O melhor de tudo é que os designers não precisaram acrescentar mais material para amortecimento – só que a malha, mais flexível, traz essa sensação de amortecimento aprimorado. Tudo isso num tênis mais durável do que nunca. E você já pode adquirir o seu clicando aqui!

#metcon #nikemetcon #nikemetcon4 #metcon4 #nikecrossfit #crossfit #teniscrossfit #tenisnikecrossfit

                © Sneaker Cult 2020