Buscar
  • Vinicius Fonseca

A parceria da Nike com Jerry Lorenzo (Fear Of God) chega ao Brasil em 2019


A primeira colaboração entre a Nike e Jerry Lorenzo, diretor criativo e fundador da marca Fear of God, ganha formato num tênis de basquete pronto para estrear na NBA: o Air Fear of God 1.

O design do calçado, que incorpora uma unidade Zoom Air de altura dupla no calcanhar, vem sendo revelado aos poucos nas últimas semanas – primeiro numa prévia de peças de Lorenzo para a Fear of God e depois nos pés de astros da liga americana de basquete profissional.

Lorenzo quis trabalhar um elemento nostálgico – menos em relação ao quê se usava anteriormente, e sim a como as coisas eram usadas. O estilista pretende despertar um espírito que anda adormecido e relembrar que o esporte tem o grande poder de definir estilos.

Jerry criou o Air Fear of God em parceria com Leo Chang, designer da Nike. Com isso, foi possível equilibrar visão estética e aspirações de alto desempenho. Sobre Chang, Lorenzo diz: “ele é extremamente motivado, entende muito de inovação e alto desempenho. Além disso, Leo é paciente e aberto não apenas a trabalhar com um novo estilista, mas também com um novo processo de design”. Lorenzo conta que ambos os lados tiveram de ser pacientes. “Para criar um produto que não abra mão nem de estilo e nem de inovação, não podemos fazer concessões ao processo”.

Lorenzo explica ainda que o processo faz parte de sua história como praticante de beisebol e basquete. Na prática do esporte, ele encontrou as bases para seu comportamento na vida. A competitividade que lhe garantiu algum sucesso no campo e nas quadras foi traduzida para seu trabalho na moda.

E é exatamente isso o que ele deseja atingir com sua coleção: a alma de quem veste as peças. “Essa coleção é para os jovens que estão crescendo em cidades pequenas, mas sonhando grande”. “O que importa é o que eles sentem que merecem – e não o que acham que merecem com base no que a sociedade lhes diz”.

A coleção Air Fear of God tem previsão de chegar ao Brasil em janeiro. Em breve mais informações sobre data e locais de venda.

Ainda sobre a inovação do produto, Leo Chang da Nike, fala sobre curiosidades do Air Fear of God:

1. O formato da janela visível do Nike Air pode ser uma referência ao Air Max 180, só que agora com uma revolucionária unidade Zoom de altura dupla no calcanhar, aumentada por um Zoom interno que passa por toda a extensão do calçado. “A sensação é inacreditável. O tênis parece conter uma mola”, afirma Chang. “Desde o metatarso e até o calcanhar, usamos o nosso molde de alto desempenho para basquete”.

2. Para atingir o equilíbrio ideal entre alto desempenho e estilo, o Air Fear of God usa um novo molde que alia o formato preferido de Lorenzo a todo o conhecimento da Nike Basketball sobre caimento perfeito para os atletas. “Escaneamos o molde de Lorenzo e reproduzimos a parte fundamental para o formato: o bico do tênis”, explica Chang. “

3. A estrutura de TPU (poliuretano termoplástico) foi inspirada no Huarache Light. “Queríamos trazer mais firmeza, sobretudo para a região do calcanhar e para a parte intermediária dos pés. Buscamos também criar uma integração suave e imperceptível com a borracha da sola”, acrescenta Chang.

#nikexfog #nikexfogbrasil #nikexfearofgod #nikexfearofgodbrasil #nikexfoglançamento

                © Sneaker Cult 2020