Buscar
  • Lucas Conchão

Volte no tempo e relembre mais alguns modelos clássicos dos anos 80


É inegável que as décadas de 1980 e 1990 foram períodos que ainda marcam e influenciam muito o desenvolvimento da cultura e sneakerhead no mundo. Mesmo após muitos anos, vemos fortes influências daquela época nos calçados da atualidade.

E no mês de Dezembro, o nosso site serviu de palco para matérias pra lá de interessantes para relembrar alguns fatos marcantes, além de trazer a cultura pop para perto da cultura sneakerhead, fortalecendo este elo que é uma herança daquela época. Então, não deixe de ler as publicações anteriores.

Mas hoje, nosso foco é nos anos 80! Você já era nascido naquela época? Se sim, você já dava atenção para os tênis? Bom, de qualquer forma, hoje viemos relembrar os que viveram e mostrar para quem nunca viu: alguns modelos de tênis memoráveis usados na década de 1980!

Foi no começo desta época que os fabricantes de tênis começaram a apostar em novas tecnologias e modelos para conquistar os jovens, já que os tênis não se limitavam mais só a pratica de esportes. Foi exatamente aí que os tênis passaram a ser acessório básico para compor o vestuário.

Confira!

Adidas Marathon - Um dos modelos mais clássicos da adidas, virou sensação nos anos 80, tanto para praticar esportes, como para o dia a dia. Embora tenha sido lançado para corrida, ficou famoso entre os esportistas de vários outros esportes que o usavam na hora do lazer.

Kichute - Uma verdadeira febre na época, o Kichute foi um dos tênis mais adorados e versáteis dos anos 80. Os homens o tinham como uma opção de calçado para o lazer e também para jogar bola. Uma das alavancas de seu sucesso foi o uso do craque Zico como garoto propaganda.

Conga e Bamba - Ambos modelos da Alpargatas, lançados nos anos 60, eles fizeram história por mais de 30 anos! Foram os tênis mais populares do Brasil durante décadas e agradava tanto os adultos como crianças, por serem baratos e duráveis. Eles também eram usados como parte do uniforme escolar por seu modelo padronizado. Ambos foram fabricados até no início dos anos 90.

Air Jordan 1 - Como não poderíamos deixar de falar, um grande marco do período foi o lançamento do Air Jordan 1, em 1985. O tênis foi lançado em uma combinação de cores totalmente nova para a época (Bred) e ficou conhecido como o calçado banido da NBA, fazendo a Nike pagar uma multa de 5 mil dólares por cada jogo em que Michael Jordan usasse o par. Mesmo este não sendo exatamente o tênis usado pelo astro, esta história é até hoje uma das mais empolgantes do mundo dos tênis!

New Balance 574 - A década de 1980 foi muito boa para a New Balance. E o NB 574, modelo criado em 1988, ainda é um dos destaques da marca até hoje em dia. O 574 foi um dos primeiros tênis a serem projetados para qualquer ambiente. Na época, ele era um dos únicos tênis que atrelavam conforto sem descuidar da aparência, sendo perfeito para quem preferia um estilo casual, sem deixar de lado a personalidade e bem-estar.

E, aí? Qual desses você usou e usa até hoje? Não deixe de nos seguir aqui no site e nas nossas redes sociais!

#tenisanos80 #calçadosanos80

                © Sneaker Cult 2020