top of page
  • Foto do escritorLucas Conchão

10 curiosidades que você ainda não sabia sobre o mundo do Air Max #piranomeuair


Como estamos acostumados, desde 2014 a Nike usa o mês de março para comemorar o aniversário do seu modelo mais famoso: o Air Max! Em 2019, a icônica bolha de ar completa 32 anos e nesta trajetória muitos fatos curiosos aconteceram com as silhuetas. Por isso, hoje trouxemos 10 curiosidades pra lá de interessantes que provavelmente você não sabia! Confira abaixo e compartilhe com os seus amigos sneakerheads!

Inspiração do Air Max 1

O Centers George Pompidou, famoso museu de Paris, foi a verdadeira inspiração para a construção do primeiro Air Max. Segundo Tinker Hatfield, o fato de você conseguir ver o museu “de dentro para fora” foi o grande fator que impulsionou a criação das bolhas de ar.

Música dos Beatles no comercial

O primeiro comercial que a Nike fez para a mais nova tecnologia dos calçados foi realmente histórico. Nele, além da presença dos astros John McEnroe, Bo Jackson e Michael Jordan, foram adicionada a música “Revolution” dos Beatles.

Range Rover X Air Max 93

Em 1993, a Land Rover decidiu usar o Air Max 93 em seus anúncios de um novo veículo: uma Range Rover. Nas propagandas, o tênis foi usado para representar o novo sistema de suspensão de ar do carro, suspensão essa que teoricamente quiseram remeter à bolha de ar do Air Max.

Duas versões OG do Air Max 1

Existem 2 versões originais do Air Max 1. A primeira feita possuía uma cápsula de ar bem maior do que a que estamos acostumados a ver, porém devido a alguns problemas na sua construção, foi necessário reduzir a cápsula e, consequentemente, mudar a estrutura do que viria ser o primeiro Air Max lançado da história!

A tecnologia Nike-Air foi criada por um ex-engenheiro aeroespacial da NASA.

Frank Rudy, um engenheiro aeoroespacial que deixou sua carreira na NASA para ser um inventor independente, descobriu que o trabalho que ele estava fazendo para a NASA também poderia ser de uso prático no terreno. Ele foi capaz de encapsular gases densos em membranas de borracha criando um gás ou saco que hoje chamamos de “AIR”. Os processos de moldagem de borracha que ele e seus colegas da NASA estavam trabalhando permitiu a criação de uma entressola escavada para caber a famosa airbag que tems no Air Max 1.

Tentativa de fundir o Air Force 1 com o Air Max 97

Não sabemos quem tentou levar esta ideia para a Nike, mas certamente ela não foi boa. Algumas junções foram testadas, mas definitivamente não foi possível fundir o Air Force 1 e o Air Max 97 e o projeto nunca saiu do papel. Ainda bem!

Air Max 98 renegado na época

Grande parte do hype criado em torno dos Air Max lançados a cada ano na época era causado por conta dos novos desenhos da bolha de ar, mas isso não aconteceu no Air Max 98, mostrando certa falta de criatividade da Nike. Além disso, seu alto valor (150 dólares) também contribuiu para que o tênis não fizesse tanto sucesso. Isso fez com que a silhueta ficasse guardada por anos, até que colaborações como a da Supreme e o seu aniversário de 20 anos em 2018 “reviveram” o modelo, que é encontrado facilmente nas lojas hoje em dia.

Air Max 95 no Japão

Desde o seu lançamento, o Air Max 95 é considerado um fenômeno inexplicável no Japão, e isso era ainda pior nos anos 90. Após o primeiro lançamento da silhueta no país, os pares eram vendidos por mais de mil dólares. A febre era tanta que o modelo foi alvo de diversos roubos ao redor do país, e sair com um par nos pés podia representar um grande risco!

Primeira empresa a colaborar foi a Atmos

Em 2002, revolucionando mais uma vez o mercado dos calçados, a Nike fez um Air Max colaborativo pela primeira vez, e a marca escolhida foi a japonesa Atmos, com quem protagoniza grandes colaborações até hoje.

Air Max 270 foi o primeiro casual

Desde o nascimento do Air Max, até os dias atuais, os grandes fãs das silhuetas do Swoosh não se limitavam as práticas de atividades físicas para usarem seus queridos modelos. Porém, foi só no ano passado que a Nike resolveu criar um Air Max declaradamente destinado ao uso casual, o Air Max 270. Além disso, o Air Max 270 apresentou também a mais alta bolha de ar já vista.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page