Buscar
  • Vitto

Tênis usado por Eliud Kipchoge no Breaking2 causa polêmica no universo do atletismo


A Nike e o corredor Eliud Kipchoge conquistaram o que parecia impossível, finalmente alcançando seu objetivo de quebrar a barreira de duas horas em uma maratona, uma campanha também conhecida como Breaking2.

Apesar da conquista incrível, a IAAF (International Association of Athletics Federations), Associação International das Federações Atléticas, disse que de acordo com seus regulamentos o tempo não será considerado um recorde mundial devido ao fato de que não foi conquistado em um campeonato aberto e por conta de Kipchoge estar correndo ao lado de um grande grupo de pacers. O corredor ainda vai manter o Recorde Mundial no Guinness para distância de maratona mais rápida, mas no momento a preocupação está relacionada ao par especial de Nikes que Kipchoge calçou durante o evento.

De acordo com The Times, diversos corredores profissionais reclamaram à IAAF e unidades relacionadas sobre a tecnologia incorporada nos sneakers de maratona da Nike, especificamente o uso do que é descrito como placas de fibra de carbono que imitam molas dentro das entressolas do par. O campeão italiano de maratona Gianni Demadonna e um grupo de cerca de 20 atletas aparentemente alertaram a IAAF há meses sobre suas preocupações relacionadas ao tênis. "Eles acreditam que os tênis talvez estejam permitindo atletas de elite correrem dois minutos mais rápido na maratona. É compreensível estarem incomodados pelo que esta acontecendo com seu esporte porque os tempos sendo completados tem sido muito rápidos. Até corredores mais velhos estão conseguindo ultrapassar seus tempos," disse Demadonna.

As regras oficiais da IAAF dizem que "o propósito dos tênis para competição é garantir proteção e estabilidade aos pés e firmeza ao pisar no chão" e que "não devem ser construídos de forma a garantir aos atletas qualquer assistência ou vantagem injusta."

Conhecido como a futura versão do tênis de maratona, o Nike Next% fez Kipchoge alcançar o tempo de 1:59:40 calçando o mais recente par de uma linha de tênis da Nike feitos especialmente para o desafio Breaking2. O modelo em questão é um ZoomX Vaporfly Next% e se trata de uma versão inédita melhorada com um novo cabedal chamado de Atomknit e uma entressola retrabalhada que traz a adição de uma unidade Zoom Air na ponta do pé. Assim como foram os casos de outros pares Breaking2 da Nike, o novo modelo também traz placas de fibra de carbono incorporadas na entressola para propulsão adicional.

"Recentes avanços na tecnologia significam que o conceito de "assistência" aos atletas tem se tornado um assunto de muito debate no mundo do atletismo," disse a IAAF. "A IAAF criou um grupo especificamente para dar atenção a esses problemas."

#nike #eliudkipchoge #breaking2 #iaaf #giannidemadonna #thetimes #zoomvaporflynext

                © Sneaker Cult 2020