top of page
  • Foto do escritorVinicius Fonseca

Dezenas ficam feridos em evento Air Max na Guadalupe Store




Março é mundialmente conhecido como o mês do Air Max, e com isso, diversas festas e eventos acontecem em todo o mundo no dia 26 de Março, para comemorar o icônico Air Max Day.


No Brasil já vimos diferentes tipo de ações, desde festas fechadas que aconteciam no Cartel 011 e na Galeria do Rock, até uma mansão dedicada exclusivamente para o Air Max na Av Paulista.


Mas vez ou outra, alguma outra ideia surge na prancheta do pessoal de marketing, e dessa vez, a ideia era distribuir tênis e camisetas de graça...

Entretanto, sabemos que nunca é tão fácil assim, não é mesmo? Bom, vamos aos fatos.


O que era? A Nike, Guadalupe Store e Survival Energy (uma marca de roupa), colaboraram para lançar uma camiseta comemorando o Air Max, mais especificamente a versão DN, que é o grande lançamento de 2024. Dentro de algumas camisetas, ainda tinham cupons que poderiam ser trocados pelo Air Max Dn.

Em resumo: todo mundo vai pra porta da Guadalupe x hora, e aguardem para terem a chance de pegar uma camiseta para você, e com sorte, ainda um tênis.



Agora, o que aconteceu? Bom, como era de se esperar em uma época em que a rede social manda, e o viral é o maior clickbait de todos, é óbvio que a ação atingiu larga escala (objetivo alcançado), mas é óbvio que nenhum dos lados estavam preparados para receber o público.


Em um espaço onde cabem 40 pessoas, tinham pelo menos 1000. Nenhum tipo de sinalização especial para o trânsito, muito menos algum tipo de autoridade ou viatura no local. Não que isso fosse conter o caos generalizado, mas pelo menos seria algum tipo de suporte naquele momento.


Quando o caminhão da Survival Energy chegou, a loucura começou a se espalhar de uma forma ainda mais descomunal, e como foi relatado e visto, é claro que quem estava distribuindo as camisetas no caminhão colocou ainda mais fogo na lenha, como se fosse um Travis Scott animando o seu show.




Aonde deu errado? Primeiramente a falta de um suporte de uma viatura, sinalização e algum tipo de segurança externa. Algo que a Guadalupe já está acostumada já que realizou incontáveis filas ao longo dos anos. Drop surpresa. Avisar o horário e o local de uma ação desse tipo foi o primeiro erro. Um local e horário surpresa, já diminuiria em 75% o caos.


O que foi visto e relatado de problema? Pessoas literalmente pisoteadas como se estivessem saindo de um show super hypado. Dezenas de pessoas hospitalizadas, parece que por volta de 8 tiveram que ser retiradas em ambulâncias pois corriam sério risco de vida, patrimônio público quebrado como ponto de ônibus e táxi. E para finalizar, algumas pessoas que conseguiram a camiseta, foram assaltadas enquanto tentavam ir embora.


Mas enfim, o que aconteceu já foi, e como toda experiência fica o aprendizado para o maior preparo nas próximas ações e eventos. Talvez eles esperavam um público menor? Não sabemos, mas que era nítido que algo de ruim iria acontecer, era.


No final das contas, podemos falar que será algo que vai ser lembrado, e querendo ou não, algo que será comentado na cultura sneaker aqui do Brasil. Aos que conseguiram uma camiseta, parabéns, um pedaço da história está com você. Esperamos que todo mundo que de alguma forma se feriu, se recupere o quanto antes e que de alguma forma seja compensado posteriormente, do mas, seguimos amando os tênis e veremos o que essa história ainda vai nos revelar.


E você, foi até o lançamento Nike x Guadalupe x Survival Energy? Lembra de algum evento desse tipo? Conta pra gente lá na DM do instagram.






Posts recentes

Ver tudo
bottom of page