top of page
  • Foto do escritorVinicius Fonseca

Entenda como funciona o movimento Move To Zero da Nike



Com o intuito de proteger o futuro do esporte em busca de um planeta mais sustentável com zero emissões de carbono e zero resíduos em toda a sua cadeira produtiva, a Nike idealizou o movimento Move to Zero. Acelerando suas iniciativas em direção ao design circular, a marca apresenta os mais avançados esforços para incorporar sustentabilidade a seus produtos: o novo Nike Air Vapormax Flyknit e a coleção Revival com peças casuais que incluem camisetas, moletons e windrunners.


O Nike Air Vapormax 2020 Flyknit é um dos tênis mais sustentáveis da história da Nike, e leva o espírito do design circular a um novo patamar. Feito com pelo menos 50% de seu peso feito de material reciclado, ele vem com uma unidade Vapormax Airfeita com cerca de 75% de materiais recicláveis, que se estende de ponta a ponta, e é fruto de uma abordagem que coloca a sustentabilidade dos materiais em primeiro lugar.



Para chegar a esse resultado, a marca implantou princípios criativos de design circular em vários elementos do calçado. “Avaliamos não apenas a geração de resíduos da Nike, mas também outras fontes de restos industriais”, explica Jesi Small, diretora de design de produtos. “Pensamos em maneiras de usar esses recursos e deixamos essa proposta conduzir o processo de criação”.


O modelo traz diversas inovações, os fios Flyknit são feitos com cerca de 67% de seu peso feito de materiais pós-industriais reciclados, e contêm outros componentes igualmente reciclados – como garrafas plásticas.  


Já a sola externa conta com material Nike Grind (borracha reciclada desenvolvida pela Nike, composta por resíduos, tênis reciclados do programa Reuse-A-Shoe e tênis não vendidos). Assim, o Nike Air VaporMax 2020 Flyknit toca o chão com materiais sustentáveis que vão de cima a baixo do tênis.



Um tênis criado para ser usado o dia inteiro. Ele conta com a última geração da tecnologia Nike Flyease FastFit, que assegura firmeza durante todo o dia, graças a um sistema de ajuste manual que mantém o pé no lugar certo. Para isso, basta dar uma empurradinha para fora com o calcanhar e acertar o caimento ao próprio gosto.


COLEÇÃO REVIVAL


A coleção,que leva o nome de Revival, foi criada causando o mínimo impacto ambiental. Ela mistura poliéster reciclado, algodão sustentável e uma tecnologia inovadora de tingimento, gerando roupas superconfortáveis. Todas as peças do conjunto atendem 90% ou mais dos requisitos de eficiência, já que usam praticamente apenas materiais reciclados.


O novo casaco Nike Sportswear Windrunner, agora sem forro, é feito de poliéster 100% reciclado e trama única. As cordas para ajuste e o zíper também são de Nike Grind.



O moletom com capuz, a camiseta, a calça e o short são peças básicas de um armário masculino. Elas foram todas redesenhadas tendo a sustentabilidade no centro do processo. Esses modelos clássicos oferecem conforto para o dia a dia e têm estilo informal. Cada um deles contém uma mistura de pelo menos 60% de tecidos orgânicos e reciclados, usando novos métodos de produção que reduzem as sobras da produção.


Já as peças femininas da coleção Revival passam a sensação de conforto máximo. Elas incluem um vestido ultra macio, shorts e camisa, todos com um mínimo de 60% de tecidos orgânicos e reciclados. O algodão reciclado das roupas é feito com menos água e produtos químicos, melhorando as práticas de cultivo e assegurando qualidade igual ou superior à do algodão convencional.


O Nike Air Vapormax Flyknit e a coleção Revival já estão disponíveis no próprio site da Nike (clique aqui) e em revendedores selecionados.



Posts recentes

Ver tudo
bottom of page