top of page
  • Foto do escritorVinicius Fonseca

PUMA Calibrate Runner - Parceria com MIT e tecnologia XETIC



A PUMA, em colaboração com o departamento de pesquisa patrocinada do MIT Design Lab, criou XETIC, uma tecnologia de amortecimento que iniciará uma nova era. Esta inovação de desempenho ultramoderna proporcionará um excepcional conforto para caminhar e será introduzida pela primeira vez em um tênis para uso nas ruas, chamado Calibrate Runner.


Embora a tecnologia futurística do XEtiC possa parecer, à primeira vista, impressão 3D, ela é feita de espuma e não plástico. XETIC faz menção ao termo “materiais auxéticos”, estruturas que se comportam de uma determinada maneira quando são submetidas a tensões mecânicas como a compressão. Para o XETIC, isso significa que o amortecimento proporciona um extraordinário conforto em todas as ocasiões de uso.



A PUMA e o MIT Design Lab trabalharam com uma ampla comunidade de corredores para analisar as especificidades individuais, como pontos de pressão, e então coletaram os dados para desenvolverem uma forma de estrutura que permite um amortecimento progressivo. O resultado foi o formato do número 8 na horizontal, característico do XETIC.


Durante o curso do projeto, foram feitos testes qualitativos e quantitativos, além de uma nova simulação de análise de design paramétrico para encontrar o padrão perfeito, que foi denominado ‘Recurvo’.



Com sua tecnologia XETIC visível, o Calibrate Runner tem uma estética futurista única, que atrairá os colecionadores de streetwear mais técnicos, e ainda oferecerá aos atletas acesso a uma nova era de amortecimento.


O novo PUMA Calibrate Runner com tecnologia XETIC já está disponível no Brasil por R$799,90 com exclusividade no PUMA.com.



bottom of page