top of page
  • Foto do escritorVinicius Fonseca

Sneaker Cult Top 12 - 2019 - @vinisnk



2019 teve mesmo só 365 dias?


Foram tantos lançamentos que tem tênis que lançou em Março desse ano mas parece que ele é de Julho de 2018. Todo ano eu comento algo relacionado a isso, a informação está tão rápida, que não damos conta de absorver o que está acontecendo a nossa volta (e não só nos tênis, mas sim em todo o mundo em geral). Parece que vemos tantos tênis em um ano que mal conseguimos lembrar quais são realmente expressivos, principalmente porque todos vieram de alguma colaboração ou alguma historinha que nós amamos cair.


Mas se o mundo está assim, quem sou eu para reclamar, não é mesmo? Vamos logo pra essa lista para tentar organizar em doze partes o que mais se destacou em 2019 ao meu ver.


12 - adidas x Reebok Instapump Fury BOOST


Quando que você imaginaria ver uma marca "concorrente" colaborar com outra, hein? Ta bom, eu sei que a adidas comprou a Reebok, mas mesmo assim, pegar a silhueta de uma marca e equipá-la com a melhor tecnologia da outra foi genial. O Reebok Instapump Fury BOOST mais do que merece espaço na lista "apenas" pela inovação.



11 - Nike SB Blazer Mid x Frog Skateboards


Daquelas colabs que foram feitas para "quem é". Lançado apenas em seletas Skateshops, a Frog Skateboards soube direitinho brincar com o logo e o tema da colab. O sapo na lateral atrás do swoosh é um dos melhores detalhes que eu já vi em um Blazer, o cabedal em camurça bem peluda é outro ponto que dá um toque extra para o tênis, sem contar o branding no calcanhar e os detalhes internos na língua, uma colab que eu já sabia que entraria no meu Top 12!



10 - Kyrie Irving x SpongeBob SquarePants Pack


Em quase todas as matérias de tênis do Kyrie eu falo: ele tem as melhores colaborações atualmente! O cara consegue trazer cada personagem/série pros tênis que chega a ser surreal. A colab com toda turma do Bob Esponja trouxe detalhes inesquecíveis e não poderia ficar de fora da minha lista.



9 - Nike SB Dunk Low "Raygun Tie-Dye"


E aos quarenta e seis do segundo tempo, a Nike anuncia a volta da temática "Raygun" no Dunk Low, dessa vez inspirado no moletom tie-dye de Sandy Bodecker (considerado o padrinho da Nike SB, falecido em Outubro de 2018), uma homenagem mais do que merecida à Sandy e ao Raygun.



8 - Air Jordan IV "Bred"

Ahhh, que ansiedade pra pegar esse tênis! Comecei a colecionar tênis em 2012, mesmo ano que o AJ IV "Bred" retornava ao mercado com o logo do Jumpman no calcanhar, sete anos depois ver a edição com o logo "Nike Air" e disponível praticamente em todo lugar foi incrível!



7 - Air Jordan 1 Low x Travis Scott


É verdade que Travis Scott destruiu o ano de 2019, não só na música mas nos tênis também. Apesar de termos visto bastante lançamentos do rapper, o Air Jordan 1 Low se destacou, parece que o swoosh invertido caiu melhor do que na versão High, e o painel de couro preto deu o toque final necessário. Esse é daqueles que merece o hype que tem, o AJ 1 Low voltou com tudo em 2019 e com certeza Travis deu uma ajudada.



6 - Nike Air Max 1 "Susan"


Ta aí um tênis que eu queria muito e nem lembrava que ele era de 2019. Como pude me esquecer do primeiro tênis em colaboração com o estúdio LAIKA que chega ao Brasil? Ter a chance de comprar esse tênis foi demais, sem contar a execução dos detalhes do personagem que foram implementadas no Air Max 1, mais do que merecido estar na lista de melhores do ano.



5 - Air Jordan XI "Bred"


Mais um da série "não esperava comprar de forma tão fácil". Lançado pela última vez em 2012 (mesmo ano em que comecei a colecionar, mas diferente do AJ IV "Bred", esse aqui não chegou ao Brasil), a edição "Bred" do Air Jordan XI é uma das mais icônicas e desejadas por qualquer Jordanhead, vê-lo por aqui e poder comprá-lo de forma fácil, foi surpreendentemente maravilhoso!



4 - Nike VaporMax 2019 x Cactus Plant Flea Market


Quem diria que poderíamos ter um VaporMax mega disputado, não é mesmo? Ainda mais uma versão que foi exclusiva do público feminino. A CPFM soube muito bem trabalhar nessa edição, principalmente com a peça de plástico por cima do swoosh, a cereja do bolo para mim. O sucesso foi tanto, que os tamanhos maiores chegam a preços exorbitantes no mercado secundário.



3 - Nike Adapt BB


Inovação sempre merece um espaço especial na minha lista, e é justamente por isso que o Nike Adapt BB ficou no meu Top 3. Um tênis de basquete que pode amarrar sozinho? Fala sério! Imagina todo aquele mecanismo ter que aguentar a explosão de um jogador da NBA, sem contar todos os extras como aplicativo para mudar de cor os leds, amarrar e desamarrar o tênis, além de sensores que "sabem" quando o calçado deve estar mais apertado ou mais solto, simplesmente incrível. Mais um passo dado com sucesso para o futuro dos tênis.


2 - Air Jordan VI x Travis Scott


É isso mesmo, o Air Jordan VI foi minha silhueta predileta das colaborações do "TREVÃO". Cabedal em camurça verde, bolso lateral e solado que brilha no escuro? Me vê dois, por favor! Além de todos os elementos terem encaixado perfeitamente, a edição lembra bastante algumas versões bem exclusivas do AJ VI que nunca viram a luz do dia, de fato merecia uma posição alta no meu ranking de 2019.



1 - Nike LDV Waffle x sacai


Visto pela primeira vez em 2018 nas passarelas de moda, o LDV Waffle da sacai com certeza era um dos tênis mais aguardados deste ano. Além de juntar dois clássicos dos anos 70, a sacai conseguiu transformar o velho em novo ao duplicar os elementos principais dos tênis. Gosta de entressola grande? Sem problemas, aqui temos duas! Gosta muito do swoosh da Nike? Então fique feliz, aqui temos quatro em um único pé! E o melhor de tudo isso é que mesmo duplicando os elementos nessa nova silhueta, tudo parece funcionar com harmonia, deixando o tênis perfeito para o trono de 2019.


Posts recentes

Ver tudo
bottom of page