top of page
  • Foto do escritorVinicius Fonseca

Sneaker Cult Top 12 - 2020 - @vinisnk



2020 foi um dos anos mais difíceis na última década, mas isso não impediu as marcas de lançarem uma quantidade extremamente absurda de tênis no mercado. Desde inovações para o dia a dia até lançamentos exclusivos que poucas pessoas conseguiram colocar as mãos (ou os pés), o ano se resume em colaborações, Dunks e New Balance? Bom, cada um tem a sua opinião, mas alguns fatos nós não podemos negar e foi isso que eu tentei listar nos meus doze lançamentos que eu julgo mais relevantes neste ano, confiram!


12- UNDEFEATED x Nike Kobe 5 “What If” Pack

Além de tudo que aconteceu em 2020, Kobe Bryant acabou falecendo em um trágico acidente de helicóptero. Em agosto, a Nike anunciou a "Mamba Week", uma semana para celebrar o legado da lenda do basquete.


Famosa por suas colabs, a UNDFTD criou uma coleção especial com dois pares, um deles representava os doze times que passaram por Kobe no Draft, enquanto o outro representava as cores do Charlotte Hornets, time que trocou a lenda depois da escolha. Uma homenagem especial como essa com certeza não poderia ficar fora da minha lista.


11- New Balance 327


O New Balance 327 chegou com tudo em sua colaboração com a Casablanca, e acabou sendo um dos queridinhos deste ano passando na mão de diversas marcas posteriormente. Além das colaborações que foram matadoras, diversos lançamentos "comuns" aumentaram a gama de cores e materiais, agradando quase todos os sneakerheads. A melhor notícia para os brasileiros veio em Dezembro, com algumas cores da silhueta desembarcando por aqui, perfeito para o clima mais quente do nosso país.


10- Yeezy Foam RNNR


Kanye West está sempre no topo das notícias, seja por alguns tweets meio malucos, ou por diferentes cores (que parecem a mesma) do Yeezy Boost 350 V2 sendo lançadas, ele não para de inovar. Neste ano vimos o primeiro lançamento do FOAM RUNNER, uma silhueta que promete revolucionar a forma que um calçado pode ser feito e o preço de lançamento que, seguindo Kanye, pode futuramente custar apenas 20 dólares. Quem quer uma "papete" dessa, hein?


09- Air Jordan IV "Off-White"


Por ser um lançamento com a Off-White, esse modelo já teria bons motivos para aparecer por aqui. Mas por ser um modelo da Off-White e exclusivo para o público feminino, ele merece uma menção mais do que especial.


Nós últimos meses a Nike lançou bastante modelos em tamanhos que vão do 34 até o 45, finalmente criando modelos que são literalmente unissex, com disponibilidade de tamanhos para todos. Mas além disso, a marca criou cores específicas para as mulheres, tendo MUITOS lançamento especiais apenas com tamanhos considerados femininos, deixando as mulheres sneakerheads com um estilo único. O Air Jordan IV com a marca de Virgil Abloh foi um deles, entrando em nono lugar da minha lista.


08- Air Jordan IV "Fire Red"


Lançado pela primeira vez com todos os detalhes originais desde 1989? "Must Cop" (compra obrigatória)! Não da para acreditar que um tênis tão icônico como esse foi lançado de uma forma bem abrangente, é bem legal ter a chance de comprar algo desse tipo com certa "facilidade" (tirando o preço de lançamento né, que sempre pode ser menor, rs, mas tentamos acompanhar).


07- Nike ISPA Road Warrior


Esse é daquele que de tão bizarro, acaba ficando maravilhoso. O ISPA Road Warrior nasceu da junção de modelos feito para o basquete, corrida, treino, enfim, praticamente de todos os ambientes disponíveis por aí, tendo como objetivo ser versátil e confortável para qualquer situação. Entrando um pouco mais em detalhes, o ISPA foi inspirado em modelos como o BB NXT e o AlphaFly NEXT%, todos lançados em 2020 com a melhor tecnologia que a marca pode oferecer.


E como eu sempre falo por aqui, inovação nunca pode ficar de fora da lista!


06- Nike Air Zoom AlphaFly Next%


Não da para ignorar o fato de que Eliud Kipchoge quebrou a barreira de percorrer uma maratona em menos de 2 horas no final de 2019. Agora imagina você poder ter a mesma tecnologia que ele usou nos seus pés? Bom, é isso que o AlphaFly Next% faz, ele é uma arma mortal que literalmente faz os corredores correrem mais rápido. Eliud fez história, e o AlphaFly também!


05- Nike SB Dunk Low x Travis Scott


Difícil deixar Travis Scott fora de alguma lista nos últimos tempos, o rapper fez inúmeros trabalhos colaborativos, e todos eles foram um grande sucesso. O principal de 2020? Pode ser a parceria com a Sony, pode ser o Dunk misterioso visto na propaganda do Playstation 5, mas o Dunk Low com cabedal que revela elephant print por baixo dos painéis laterais e toebox com certeza foi um dos que mais causaram barulho na comunidade sneaker.


E com muitos falando que esse foi o "Ano do Dunk", o rapper mais uma vez emplacou uma colorway sensacional, com detalhes impressionantes que com certeza compensam toda a dificuldade de adquirir um par desse.


04- Air Jordan 1 x Dior


Seja a edição de cano alto ou de cano baixo, não da para negar que essa colaboração quebrou mais uma barreira quando o assunto é fusão do Streetwear com o High Fashion. A colab entre Jordan e Dior atingiu um novo patamar quando falamos do público que foi impactado e de como isso mostra como a moda tem seguido seu caminho até aqui. Um marco na história de ambas as marcas e claro, na cultura sneaker como um todo.


03- Air Jordan 13 "Flint"


Pode falar o que quiser, mas o Air Jordan 13 "Flint" sempre foi considerado uma colorway mega exclusiva, sendo desejada por muitos durante vários anos. Em 2020 a versão finalmente voltou através do programa Truest To The OG, ou seja, com o máximo de fidelidade à versão original de 1998. Sou fã do AJ 13 e ainda mais fã da colorway "Flint", por isso a escolha para entrar no meu top 3 deste ano.


02- Nike SB Dunk Low x Ben & Jerry's


Não da para negar, é difícil pensar em um lançamento que fez mais barulho do que esse nos últimos anos (sim, anos!). Eu nunca vi a "cultura sneaker" com tanta gente nova, seja para revender ou por apreciar a marca, o impacto no mainstream que esse lançamento causou mudou a visão de muitos pelo mundo dos tênis, milhares e milhares de pessoas que nunca ouviram falar de tênis da forma que nós falamos foram impactadas. Seja para o bem ou para o mal, esse "drop" abriu os olhos de muitos para o que está acontecendo debaixo dos seus pés (e podem descobrir um mundo incrível por lá).


Esse é daqueles que aquele seu colega que você fala bem pouco te mandou um print perguntando se você tinha visto o "tênis do sorvete", a colab com o Ben & Jerry's mostrou que sempre tem espaço para mais.


01- Nike SB Dunk Low x StrangeLove


Ser um fã de Dunk deixa a decisão de escolher o primeiro lugar da lista ainda mais difícil. Vimos o que? Uns 15 Dunks ótimos esse ano? A lista é gigante, e cada um tem um motivo diferente para estar aqui, mas o amor do StrangeLove roubou meu coração e não tive como evitar de deixá-lo em primeiro.


Para começar, o design foi feito por Sean Cliver e Todd Bratrud (esse segundo sendo um dos designers de algum dos Dunks mais icônicos até hoje). No cabedal uma camurça rosa (bem grossa e macia) cobre toda parte superior, já o swoosh recebeu veludo em vermelho, detalhes extras na língua, sola e palmilha completam o design dessa edição sensacional. Difícil não se apaixonar não é mesmo?

0 comentário

Comentarios


bottom of page