top of page
  • Foto do escritorBob

Sneaker Cult Top12 - 2020 - @bobsnk

Atualizado: 31 de dez. de 2020



Finalizamos o atípico ano com o tradicional TOP 12 Sneaker Cult, onde elencamos os 12 pares de tênis mais legais lançados em 2020.


Já é sabido que meu grau de identidade com a Vans, marca californiana de action sports e ícone global da expressão criativa, tomou o pico da ressonância, portanto meu TOP 12 foi inteiramente baseado não só no meu desejo de consumo, mas também em todo significado que a marca reflete em minha construção cultural.


12. CLUBGEAR X Vans Era Pro

Abri meu décimo segundo lugar com a coleção capsula colaborativa entre a Vans e a marca Canadense CLUBGEAR, destacando o icônico Era Pro com painéis checkerboard multicoloridos compondo a construção do cabedal.



11. Brighton Zeuner x Vans Old Skool Pro

A Norte Americana bicampeã mundial no skate Brighton Zeuner, hoje com apenas 16 anos, assinou uma coleção completa com a Vans em 2020, e seu Old Skool Pro mesclando cores fortes e expressivas, com o painel checkerboard e gráficos de flores tomou a décima primeira posição em minha lista.



10. Size? Vans Sk8-Hi “History of Punk”

Os Britânicos da boutique Size? mergulharam na história do Punk Rock em uma collab com a Vans e reinterpretaram o clássico cano alto Sk8-Hi em Jeans e couro em referência as vestimentas usadas pelos roqueiros no início do movimento, mas o grande destaque fica por conta do desenho na vira da sola com a data do primeiro show do Ramones na lendária casa da shows CBGB.



9. Fucking Awesome x Vans AVE Pro

Anthony Van Engelen (Skater of the Year de 2015 pela Thrasher Magazine), é um cara extremamente exigente, o “muito bom” não é o suficiente, ele quase nunca se satisfaz com o excelente! A primorosa execução de seu Pro model com a Vans em colaboração com a Fucking Awesome, marca no qual é co-founder, fica em nono lugar em minha lista.



8. The Simpsons x Vans Chukka Pro


A família mais adorada da televisão mundial uniu-se com a Vans na criação de uma coleção completa super bem humorada, destacando personagens e episódios marcantes da série. Na oitava posição em minha lista, fica o Vans Chukka Pro que simula de maneira genial o calçado usado por Bart Simpsons nas 32 temporadas da animação.



7. Fergus Purcell x Vault by Vans OG Chukka LX “Corner Shop”

A divisão Vault by Vans, topo da pirâmide da marca no quesito fashion/lifestyle, uniu-se ao artista Fergus Purcell (Fergadellic) na criação da coleção intitulada Corner Shop, onde o modelo OG Chukka LX foi reprojetado com desenho psicodélico de embalagens de garrafas pet, quase como uma geladeira de uma loja de conveniência.



6. Vans Kyle Walker Pro 2

O segundo pro model do Kyle Walker, skater of the year de 2016 pela Thrasher Magazine, tomou a sexta posição no meu TOP12, carregando o legado e características do seu primeiro pro model, e inspirado no clássico Slip-On, o modelo substituiu os habituais cadarços por uma elegantíssima strap para ajuste.



5. Danny Wainwright x Vans Chukka Pro

Em uma lista cheia de Chukkas, o mais legal do ano, e quinto colocado geral em meu TOP12 fica com o Danny Wainwright x Vans Chukka Pro, modelo que celebra os 20 vinte anos que o skatista Britânico, dono recorde mundial de ollie mais alto em terreno plano do mundo, tornou-se membro da família Vans.



4. Notre x Vault by Vans OG Old Skool LX


Em uma nova collab a Boutique Notre e a Vans resgataram um elemento utilizado em outro projeto colaborativo feito entre as marcas, símbolo do trabalho coletivo, com a icônica Jazz Stripe no painel lateral do Old Skool sendo simbolizado pelo aperto de duas mãos.



3. Dime x Vans Half Cab Pro

Abrimos meu TOP3 com a união entre a Vans e os Canadenses da marca Dime, em uma reinterpretação do Half Cab Pro (Pro model do lendário skatista Steve Caballero) utilizando uma paleta de cores elegante, em uma execução cirúrgica dando destaque ao solado translucido.



2. Vans Rowan Pro

A medalha de prata vai para o jovem skatista Rowan Zorilla e o seu primeiro pro model produzido em parceria com a Vans, modelo que tangibiliza perfeitamente a influência estética moderna em fusão a clássica de Rowan. Levemente mais alto que um Old Skool e mais baixo que um sk8-Mid o modelo parece calçar como uma “luva” no pés.



1. Fast Times at Ridgemont High x Vans Slip On Checkerboard


O Filme Fast Times at Ridgemont High (em português Picardias Estudantis) de 1982, foi um dos grandes responsáveis pela popularização do Vans Slip On nos Estados Unidos e consequentemente no mundo pois o modelo calça o personagem Jeff Spicoli interpretado pelo ator Sean Penn. Como parte promocional foram criados cerca de 1000 pares do Slip-On com o logo do filme na vira da sola, para apoiar o lançamento do filme em 82, esses pares são raríssimos nos dias de hoje e valem verdadeiras fortuna. Um verdadeiro Holy Grail que todo amante da marca assim como eu foi agraciado por ter sido relançado em 2020 de forma ampla e global.


Fica aqui minha contribuição e meu TOP12 de 2020, espero um 2021 com todos nós vacinados e claro muitos pares de tênis!


Cuidem-se, feliz ano novo e Off the Wall!


0 comentário

コメント


bottom of page