top of page
  • Ingrid Marian

Nike Inc. Uma Breve História!


Em 1962, Phil Knight realizou uma viagem ao redor do mundo para finalizar os estudos e durante sua estada no Japão, ao ver os modelos da marca japonesa Onitsuka Tiger (hoje conhecida como Asics), ele despertou a vontade de que junto com Bill Bowerman eles unissem forças para importar e vender a baixo custo, tênis de alta tecnologia produzidos no Japão, a fim de fornecer alternativas ao mercado de calçados esportivos nos EUA que na época era dominado pela alemã Adidas.

Os primeiros 200 pares chegaram aos Estados Unidos em dezembro de 1963, e no início o investimento foi de U$ 500 para cada. Rapidamente eles ganharam excelente reputação entre os atletas da universidade de Oregon. Jeff Johnson, junta-se a empresa como vendedor em tempo integral em meados de 1965, utilizando a parte de trás de sua van para realizar as vendas, até que abrissem sua primeira loja física (Localizada em 3107 Pico Blvd, Santa Monica – Califórnia).

O nome Blue Ribbon Sports é utilizado até meados de 1970, quando o desejo de Bowerman e Knight vai além do que simplesmente importar e revender. A inspiração que atingiu Bowerman veio enquanto ele preparava o café da manhã, pois utilizou a forma de metal de cozinhar waffles para criar um protótipo com borracha derretida e criar a famosa sola Nike Waffle.

Esta invenção foi só o início para que Bowerman e Knight começassem a desenhar modelos de tênis e fundar oficialmente a Nike Inc.

Fundada em 1972 no estado de Oregon nos EUA pelo ex-treinador de atletismo Bill Bowerman e o corredor de meia distância Phil Knight (atual presidente da empresa), a Nike hoje é a empresa de roupas mais valiosa do mundo avaliada em cerda de U$ 38 bilhões de dólares e controla mais de 60% do mercado mundial.

O nome Nike foi tirado da deusa grega que personificava a vitória, força e velocidade, e é representada por uma mulher alada.

O logotipo da empresa, foi feito pela designer gráfica Carolyn Davidson da Universidade do estado de Portland em 1971, na época ela recebeu apenas U$ 35 e trabalhou para a Nike por anos até que eles tivessem uma agência de publicidade completa. Em 1983, em um almoço em sua homenagem, Carolyn recebeu um anel com um diamante e uma quantia não revelada em reconhecimento ao projeto do Swoosh.

FATOS IMPORTANTES SOBRE A MARCA

- O primeiro atleta a utilizar um modelo fabricado pela Nike foi Steve Prefontaine em 1973. Em 1978, a Nike inicia suas vendas internacionais.

- O maratonista queniano Henry Reno quebrou 4 recordes mundiais calçando tênis Nike. O tenista John McEroe começou a usar produtos Nike apresentando o Swoosh em seu uniforme pela primeira vez.

- Em 1979, Taiwind foi o primeiro tênis a apresentar a patente Air Sole.

- Em 1982, o tênis de basquete Air Force 1, foi o primeiro tênis a utilizar a tecnologia Air.

- Em 1985, Michael Jordan assina um contrato com a Nike para criação de uma linha completa, contrariando a NBA; e acabou se tornando posteriormente um dos tênis mais famosos para basquete do mundo.

- Em 1986, a Nike ultrapassa U$ 1 bilhão de dólares em receita pela primeira vez.

- Em 1987, é introduzido a tecnologia de amortecimento através de um cápsula de ar, nomeada como Air Max. A propaganda que fazia o anúncio, utilizou a música Revolution do Beatles. Esta foi a primeira vez que uma música do quarteto inglês foi usada em um comercial.

- O slogan “Just Do it” é apresentado pela primeira vez em 1988.

- A primeira Niketown é aberta em 1990 no centro de Portland, Oregon. Nos 10 anos seguintes foram mais 14 ao redor do mundo.

- O programa de sustentabilidade que recolhe tênis usados que seriam descartados ao redor do mundo, nomeado como Nike Grind se inicia em 1993. O programa recolhe calçados em todo o mundo e os tritura para fabricação de quadras, pistas e campos esportivos.

- A fim de se tornar a maior empresa patrocinadora do futebol, a Nike assina em 1994 um contrato com a seleção Brasileira.

-Tiger Woods se torna um fenômeno do golf e assina com a Nike em 1996 tornando a empresa líder da divisão de mercado do esporte.

- Depois de duras críticas, em 1998 Phil Knight implementa rigorosas regras nas instalações que fabricam os produtos Nike, estabelecendo normas que incluem: idade mínima, qualidade do ar, programas de educação obrigatórios, monitoramento das fábricas e maior transparência em práticas de responsabilidade social corporativa.

- Bill Bowerman, co-fundador da empresa morre em 24 de Dezembro de 1999 aos 88 anos.

- A tecnologia Shox é introduzida em 2000.

- Em 2002, o rapper Nelly inclui em seu albúm um música sobre o Air Force One.

- Pela primeira vez na história, em 2003 as vendas internacionais excederam as vendas internas nos EUA, fazendo com que a empresa somente aumentasse presença ao redor do mundo.

- A revista Forbes divulgou em 2003, que Michael Jordan recebeu naquele ano cerca de U$ 60 milhões de dólares em royalties referente a seus produtos Nike.

- A maior loja da Nike está localizada fora dos EUA. Com cerca 12 mil m², a loja está localizada em Londres na Oxford Street e teve custo de cerca de 10,5 milhões de libras para ser construída. PRINCIPAIS SILHUETAS NIKE CORTEZ - Originalmente nomeado como Tiger Corsair. - Lançado pela primeira vez em 1972. - Elaborado para corridas. - Ficou famoso por ser usado pelo ator Tom Hanks no filme Forest Gump.

NIKE AIR MAX 1 - Criado por Tinker Hatfield. - Lançado pela primeira vez em 1987. - Com esta silhueta, a Nike da início a produção de modelos que deixam a mostra a tecnologia de amortecimento que utiliza uma bolha de ar.

NIKE AIR MAX 90 - A primeira combinação de cores usada neste modelo foram: branco/preto/cinza/vermelho, dando início a colorway conhecido como Infrared. - O modelo era chamado de Air Max III, até que em 2000 foi renomeado como Air Max 90 como referência ao ano de seu lançamento.

NIKE AIR MAX 95 - Lançado pela primeira vez em 1995. - Criado por Sergio Lozano, tem o corpo humano como inspiração. A midsole representa a espinha dorsal, os painéis laterais representam as fibras musculares, os straps dos cadarços representam as costelas e o mesh a pele humana. - Se popularizou pelo número de colorways que foram lançados ao longo dos anos, mais de 150 em cerca de 10 anos.

AIR FORCE 1 - Lançado pela primeira vez em 1982. - Disponível nas versões: low, mid e high. - O nome correto para a corria (tira/strap/velcro) que prende os calcanhares na versão mid e high é “ProprioceptusBelt”.

NIKE AIR HUARACHE - Lançado pela primeira vez em 1991. - Design inovador que fazia com que a parte interna simulasse uma meia. - Com cabedal de neoprene e solado em borracha o modelo foi inspirado nas sandálias utilizadas pelos índios americanos de nome Huarache.

NIKE AIR PRESTO - Lançado pela primeira vez em 2000.

- Slogan de lançamento era: "A camiseta para os seus pés". - Utiliza tamanhos não convencionais para sapatos ( PP-P-M-G-GG-XGG).

NIKE DUNK - Lançado pela primeira vez em 1985, para prática de basquete. - Em 1999, a Nike lançou uma versão direcionada para Skate. - Disponível nas versões Low e High.

*OBS – Uma descrição completa de toda a linha Jordan e collabs importantes estarão disponíveis em breve.

bottom of page