top of page
  • Vinicius Fonseca

Em algumas horas a Nike pode quebrar a barreira de 2 horas para completar uma Maratona


Tênis, muitos de nós começamos a nos interessar pelos calçados através do esporte, seja ele basquete, futebol, corrida ou centenas de outros esportes disponíveis por aí. O que nós não podemos negar e nem mudar é o fato que a corrida foi a pioneira para dar o empurrão na evolução dos calçados. Nós tivemos a sola de Waffle, a unidade de ar, o Flyknit... Mas isso é assunto para outro post, vamos focar na revolução que está prestes à acontecer.

A maioria das tecnologias que temos hoje em dia foram criadas e desenvolvidas para aprimorar a corrida propriamente dita, e só após o seu sucesso, levada para outros esportes. Pois então, mais uma tecnologia foi criada, pronta para quebrar a barreira que impede os atletas de completarem uma maratona em menos de 2 horas.

O Desafio

Nas próprias palavras da Nike, a história de quebrar essa barreira, começa mais ou menos assim: "HÁ DÉCADAS, correr uma maratona em 2h tem sido um sonho. Embora os melhores maratonistas do mundo tenham deixado o recorde mundial mais próximo da marca, diversos estudos sugerem que a barreira de 2h ainda está longe de ser rompida. Na Nike, a gente não espera que os sonhos se tornem realidade. A gente trabalha para alcançar o futuro mais rápido, reescrevendo a história e as possibilidades do potencial humano ao mesmo tempo."

O Tênis

O nome dele? Nike Zoom VaporFly Elite. Criado em 3 versões, cada uma com uma tecnologia específica para cada atleta que participará dessa história.

Para desenvolver de melhor forma o calçado específico para os atletas que participarão do desafio, a Nike realizou diversos testes em 2016 com diferentes tipos de tênis com acompanhamento de resistência e até do oxigênio que cada um consumia. O resultado?

O tênis recebeu uma entressola ultraleve e ultrarresponsiva chamada Nike Zoom Vaporfly 4%. Nike ZoomX proporciona maior retorno de energia do que qualquer espuma que a Nike já colocou nos pés de qualquer atleta de qualquer modalidade. Atuando em conjunto com a espuma, uma placa unidirecional de carbono com uma geometria específica melhora a sensação de propulsão em cada passada.

O cabedal é feito com o material de performance Flyknit, que não só foi otimizado para a passada e o formato único do pé do atleta, mas também moldado aerodinamicamente com base em testes em túnel de vento para minimizar a resistência ao vento. Um contraste unificado de estabilidade e velocidade visual, a exclusiva paleta de cores do Velocity Red, Chrome Blue e Stealth Grey do projeto Breaking2 foi inspirada pela localização do desafio histórico.

O que prova que ciência e tênis caminham lado a lado mais do que nunca nos dias de hoje!

Então é isso, logo mais poderemos saber se os maratonistas Lelisa Desisa, Eliud Kipchoge e Zersenay Tadese vão conseguir quebrar essa tão sonhada barreira que ocorrerá no circuito automobilístico em Monza na Itália, e claro, ver como os atletas reagiram com toda essa tecnologia em seus pés! Com certeza um marco histórico para a corrida e para o mundo dos tênis, quem sabe quais tecnologias ainda irão se aprimorar desse experimento?

Para ler mais sobre todo esse projeto, acesse aqui.

Para assistir essa revolução ao vivo, clique aqui.

bottom of page