top of page
  • Bea Partington

Celebrando o dia do rock com as melhores edições feitas pela VANS


Pra quem não sabe, o rock começou a mudar a história nos anos 50, com um movimento de contracultura que foi construído por jovens através de música e da cultura de rua, como uma reação ao estilo de vida da época, todo perfeitinho e regrado, no período Pós-Guerra. Desde esse momento, o rock foi associado aos transgressores, pessoas que não seguem ou quebram padrões e em sua essência a rebeldia.

É claro que essa revolução alcançou outros movimentos, como a moda, e que também era uma forma de identificar quem gostava desse estilo de música ou não.

Já o "Dia Mundial do Rock" foi criado pelos brasileiros, através das rádios 89 e 97 FM, nos anos 90, em homenagem ao megaevento Live Aid, que tinha como principal foco unir forças contra a fome na Etiópia que aconteceu anos antes, em 85. O show aconteceu simultaneamente em Londres, na Inglaterra, na Filadélfia, e nos Estados Unidos e reuniu os gigantes The Who, Led Zeppelin, Dire Straits, Madonna, Queen, Joan Baez, David Bowie, BB King, Mick Jagger, Sting, Scorpions, U2, Paul McCartney, Eric Clapton e Black Sabbath.

Depois de tudo isso e de ter se tornado um estilo de vida, além da música, que une uma multidão, grandes marcas também se apropriam desse lifestyle. Escolhemos então a VANS, por ser uma das marcas que representam de forma mais genuína essas pessoas e fez grandes parcerias ao longo de sua história, começando pelo Vans Program Band e o ultra limite Old Skool "Motorhead". A marca ainda conta com edições feitas especialmente para bandas como: Iron Maiden, Descendents, Circle Jerks, Slayer, Bad Religion, Social Distortion e muitas outras.

Tivemos acesso a uma parte da coleção do Nicolas Prado, que participou com a gente do Sneaker Cult Visita Episódio 2, e é um dos grandes colecionadores de VANS aqui no Brasil e fizemos uma seleção especial para celebrar essa data. Confiram!

Geoff Rowley Vans x Motorhead

Ano: 2005

A parceria entre Motorhead e Vans aconteceu primeiro em 1999, com uma coleção feita para distribuir apenas entre amigos da banda e pessoas muito próximas da marca, em uma edição feita do Old Skool, através do Vans Band Program. Anos mais tarde, diversas colaborações foram feitas com outras bandas e mais uma vez com o Motorhead, com o modelo do skatista Geoff Rowley e que foi um grande sucesso de vendas no Brasil.

Vans Era x Suicidal Tendencies

Ano: 2010

A colaboração entre VANS e Suicidal Tendencies, feita para homenagear a banda de hard core, aconteceu com dois tênis na época, o Vans Era, que está na foto e um Sk8-Hi, ambos lançados em 2009. No ano seguinte, a marca ainda lançou uma linha completa de vestuário, com camisetas, bermudas e boné.

Vans Rowley Style 99 x Sex Pistols

Ano: 2010

Essa edição foi criada em homenagem ao clássico álbum "Never Mind The Bollocks", de 1977, relembrando a capa que virou um ícone da banda de punk rock Sex Pistols. A silhueta escolhida foi a Rowley Style 99, feita pelo skatista Geoff Rowley, depois de 10 anos de parceria com a Vans e marcando o lançamento da 13ª edição do seu pro model.

Vans Slip on e Sk8-hi x Metallica

Ano: 2013

No ano que o álbum Kill'em All do Metallica completou 30 anos, a Vans lançou uma coleção-cápsula para celebrar esse momento da banda. Uma das maiores bandas do mundo e admiradas até pelas pessoas que não são fãs de heavy metal, os dois modelos foram estampados com a capa do disco, o primeiro da banda lançado em 85.

As fotos foram feitas no Sebo do Messias, que fica na Praça Dr. João Mendes, 140 - Sé, São Paulo.

bottom of page