top of page
  • Foto do escritorLucas Conchão

10 coisas que você ainda não sabe sobre o Air Max 98


Como todo mundo já sabe, 2018 é um ano muito especial para a silhueta Air Max 98, pois marca os seus 20 anos de existência. De lá para cá, diversas variações do modelo foram lançadas, transformando-o em um tênis recheado de curiosidades e histórias, que muitas vezes nem os maiores sneakerheads têm conhecimento.

E já que o Air Max 98 será o grande astro do ano, nada mais justo que reunirmos aqui uma lista de dez coisas que você ainda não sabe, mas deve saber sobre ele, que é um dos tênis mais subestimados do legado de amortecimento da Nike.

O design do Nike Air Max 98 foi projetado por Sergio Lozano, o mesmo designer responsável pelo Air Max 95.

Quando o Air Max 98 foi lançado pela primeira vez, foi um pouco "fail" por várias razões - sendo uma delas o preço de 150 dólares. A maioria dos pares foi vendida em promoções posteriormente.

Grande parte do hype criado em torno dos Air Max lançados a cada ano na época era causado por conta dos novos desenhos da bolha de ar. Porém, isso não aconteceu com o Air Max 98, que apenas copiou a bolha de ar do Air Max 97.

Os tamanhos infantis do Air Max 98 foram lançados com a sola do Air Max 95.

O nome popular "Gundam" da colorway OG se deve à semelhança do tênis com o anime de robôs que leva esse nome. Apesar disso, nunca houve até hoje uma colaboração da Nike com o desenho.

A Nike lançou também vários outros modelos Air Max em 1998, que inclusive eram muito mais populares que o próprio Air Max 98, como o Air Max Tailwind III, o Air Max Plus e a versão retrô do Air Max 95.

A primeira versão retrô do Air Max 98 foi lançada em 2000, com colorways icônicas inspiradas em alguns Air Max 95.

O Air Max 98 retornou às lojas novamente em 2014 em colorways originais. Mais uma vez, o sucesso do modelo não foi tanto, mas foi possível satisfazer os fãs da silhueta.

A grande vitória e renascimento da silhueta ocorreu em 2016, com a já icônica colaboração com a marca Supreme, que contou com 4 colorways bem distintas e de destaque. Hoje, a revenda dos modelos dessa collab dificilmente fica abaixo de de mil reais e certamente foi a grande responsável pela popularização atual do Air Max 98.

O 98 foi simplesmente esquecido pela Nike. Em 2005, no "History of Air", o modelo não foi mencionado. No tributo à história do Air Max, no Air Max Day de 2015, foi novamente excluído. Porém, parece que a marca se redimiu e está recheada de novidades para os fãs da silhueta neste ano. Você está preparado?

Gostaram das curiosidades? Continuem nos acompanhando para saber tudo que chega por aqui!

bottom of page