top of page
  • Vinicius Fonseca

Sneaker Cult Top 12 - 2018 - @vinisnk


Chegamos a mais um fim de ano, e com ele, mais uma enxurrada de lançamentos que nós mal conseguimos acompanhar, tanto financeiramente quanto culturalmente. Em Dezembro chega aquele momento de olharmos para trás e vermos o quanto gastamos com tênis que ainda estão intactos em suas caixas e analisamos todos os lançamentos que ocorreram ao longo do ano.

Escolher apenas 12 tênis dentre as centenas de lançamentos que vimos em 2018 não é uma tarefa fácil, mas de certa forma nós tentamos chegar nesse número mágico e acabamos cedendo a uma lista definida. Esse é o meu Top 12, espero que gostem!

Para ver o Top 12 do restante da equipe, basta acessar a aba "WikiSneakers" do site!

12- Nike Epic React Flyknit

Tecnologia nova + silhueta inédita? Com certeza merece um lugar na lista! Como praticamente toda tecnologia de calçado, o React nasceu no tênis para corrida, trazendo um cabedal leve de flyknit e essa entressola inédita com um conforto absurdo. Definitivamente o ponta pé inicial para essa grande inovação que nos trouxe nos meses seguintes o tão amado React Element 87.

11- Nike Air Max 270

Já virou tradição falar da inovação do Air Max Day de cada ano, e em 2018, nós tivemos o Air Max 270 com sua bolha de ar gigante. Design atual, cabedal em knit e bolha de ar para conforto e estilo, com certeza merece um destaque nesse ano!

10- ASICS Gel Saga x Footpatrol

A ASICS Tiger resolveu aproveitar do seu belo acervo e trouxe de volta o Gel Saga em suas cores originais ao mercado. Para comemorar a volta desse ícone em 2018, a Footpatrol deu seu toque especial à uma edição que fez referência aos robôs Gundam da cultura Japonesa. A silhueta trouxe mesh, camurça, tons creme e detalhes em azul, literalmente um perfeito runner dos anos 90.

9- Air Jordan III "Mocha"

O Air jordan III "Mocha" é de fato um dos favoritos entre os Jordanheads, essa edição foi lançada no mercado apenas uma vez, em 2001, e desde então, colecionadores gritavam desesperados por uma segunda chance de adquirir essa tão amada versão. Em 2018, o AJ III comemorou 30 anos, e como a marca celebrou? Lançando a tão aguardada versão para o público em geral. O mais curioso é que a silhueta não gerou um buzz tão grande como esperado, mas bom, melhor para quem realmente gosta né? Pelo menos ficou mais fácil de comprar!

8- Nike Flyprint

Seguindo com inovação, a Nike nos apresentou o FlyPrint, a primeira capa têxtil impressa em 3D na história dos tênis de corrida! Criado por meio de um processo chamado modelagem de depósito sólido (ou SDM, abreviado), o FlyPrint é criado quando um filamento de TPU é derretido e depositado em camadas para criar o cabedal do calçado.

7-Nike Air Max 1 e 95 x atmos "Animal Pack"

Eu estava tão ansioso para esse lançamento que fiquei na fila com orgulho! Ter a chance de comprar o "Animal Pack" da atmos no mesmo dia? Quem diria que veríamos isso por aqui. Cabedal em diferentes materiais e prints de animais e diversas cores de cadarços fizeram dessa coleção uma das minhas favoritas de 2018.

6- Nike Air Tailwind 79

Para quem não sabe, o Tailwind 79 foi o primeiro tênis da Nike a ter uma unidade de ar na entressola, e só por esse motivo ele já merece aparecer na lista. Junto a isso, incorporamos o cabedal de mesh e camurça, esse belo swoosh azul na lateral, caixa igual à original da época e meia para acompanhar? Me vê dois pares por favor!

5- Nike SB Dunk Low x Diamond Supply Co.

Ano passado, quando vimos a volta do Pigeon, nós tivemos a certeza que os "Dunks estavam de volta", e em 2018 a marca do swoosh não diminuiu o passo. A Diamond Supply Co. lançou três edições do Dunk Low, trazendo o famoso couro "croco" no cabedal e o inovador swoosh removível para reviver uma das melhores colaborações de todos os tempos. O pack foi um sucesso, tanto fora como dentro do Brasil, a colab ganhou um espaço na lista com razão.

4- Nike React Element 87 x UNDERCOVER

A Nike estava precisando acertar uma nova silhueta no mercado, e com o React Element 87 ela ganhou o "jackpot". Além de trazer um cabedal translúcido, a entressola com a nova tecnologia React foi fenomenal, além de dar um design espetacular para o tênis, o conforto não ficou de lado. Aqui trago os holofotes para a colaboração com a UNDERCOVER que trouxe quatro cores MUITO legais, com direito a entressola colorida e tudo mais.

3- Nike Air Max 97/1 x Sean Wotherspoon

Talvez o tênis mais comentado ao longo do ano, o Nike Air Max 97/1 de Sean Wotherspoon é absurdamente incrível! A mistura do cabedal do Air Max 97 com a entressola do Air Max 1, a escolha dos materiais, as cores, tudo nele é demais. Sean e Nike souberam direitinho como executar esse projeto, desde o tênis em si, até todo marketing e o próprio carisma do criador que com certeza deram uma cara extra para esse lançamento, ele mais do que merece estar entre os três melhores desse ano.

2- Nike SB Dunk Low x Concepts "Purple Lobster"

Por pouco o Purple Lobster não foi o campeão da minha lista desse ano. Uma das temáticas que mais gosto da Nike SB, as versões "Lobsters" criada pela Concepts comemorou 10 anos em 2018 e a marca resolveu reviver o tema com novas versões (incluindo uma edição verde que foi exclusiva da Concepts até o momento), e como sempre, criaram um pack mais do que especial com direito a diferentes cadarços e os famosos elásticos do toebox, sem contar as caixas especiais que são exclusividade da boutique, esse foi um dos tênis que fiquei mais ansioso para comprar e sair usando por aí, simplesmente MUITO feliz por estar com ele.

1- adidas Futurecraft 4D Daniel Arsham

Fazia MUITO tempo que eu não ficava tão nervoso para conseguir um lançamento da adidas. A versão FUTURE do pack da adidas com o Daniel Arsham foi o primeiro tênis com entressola 4D a desembarcar aqui no Brasil, só por esse motivo ele já merecia aparecer nessa lista. Além do tênis em si que tem cabedal em Primeknit, entressola que foi produzida através da luz e do oxigênio utilizando um processo chamado de "Digital Light Synthesis" e detalhes que só podem ser vistos com luz negra, o tênis traz uma caixa fenomenal com direito a luva e meia comemorativa, literalmente uma obra de arte!

bottom of page