top of page
  • Vitto

CEO da Nike escreve carta urgente sobre o aquecimento global


Nos anos recentes, a Nike tem feito grandes esforços para combater o aquecimento global. E com o tópico se tornando um grande alvo de discussões novamente essa semana, em grande parte graças ao vídeo viral de Bill Nye, a companhia está usando essa oportunidade para mostrar suas mais recentes conquistas.

Em uma carta lançada ontem, o Diretor, Presidente, e CEO Mark Parker destacou os esforços da marca para se tornar mais sustentável. "Para o esporte prosperar, nós precisamos de ar limpo e espaços abertos", escreveu Parker. "Por isso nós temos como objetivo fornecer energia 100 por cento renovável para todas as nossas operações globais até 2025, o que recebeu enorme movimento esse ano conforme nos comprometemos com energia 100 por cento renovável na América do Norte e na Europa."

Parker disse que a Nike está se alinhando com a Agenda Global da Moda e com a iniciativa das Nações Unidas que procura tomar ação na indústria da moda para o controle do impacto ambiental. O programa, fundado no final de 2018, procura alcançar zero emissões líquidas (neutralidade carbónica), ou seja, reduzir a emissão de poluentes que prejudicam o planeta; isso está planejado para acontecer até 2050.

Além disso, a Nike afirmou que reciclou 6.4 bilhões de garrafas plásticas desde 2010, em junção com a economia de 32 bilhões de litros de água ao usar algodão produzido sustentavelmente. A empresa também diz usar energia 75 por cento renovável em todas as suas fábricas pertencentes e operantes.

Apesar de atualmente ser um tópico quente nas notícias, os esforços sustentáveis do Swoosh não são algo novo. Em 2000, a marca removeu a inclusão de gases de estufa (SF6) em seus produtos Air Max. Embora essa fosse uma das características que definiram a tecnologia, a Nike manteve sua promessa, e a ação resultou em unidades de ar notavelmente menores, o que foi visto com desgosto por muitos colecionadores. A marca também lançou a linha Considered em 2005, uma linha sustentável que abriu portas para a tecnologia que conhecemos hoje como Flyknit.

"Nós sabemos que ainda temos um longo caminho pela frente. No entanto assim como nossos atletas nos mostraram, eu acredito que alguns dos sonhos mais absurdos da Nike estão apenas começando a decolar.", disse Parker.

bottom of page