top of page
  • Vinicius Fonseca

Colin Kaepernick fez Nike retirar o Air Max 1 - Independence Day - das lojas, entenda o que acontece


O que seria da nossa cultura sneaker sem uma reviravolta de vez em quando, não é mesmo? A última "novidade" que tem rolado por aí é sobre a decisão da Nike tirar de circulação uma nova edição do Air Max 1. Confuso? Calma que a gente explica.

A Nike preparou um Air Max 1 chamado de "Independence Day", claramente representando a independência dos EUA, data que é comemorada no dia 4 de Julho. O tênis carrega cores como branco e vermelho, o grande destaque fica para a bandeira Betsy Ross (primeira bandeira dos EUA) que se encontra no calcanhar, e, é aí que mora o perigo!

Colin Kaepernick, conhecido por ter sido banido da NFL por ser ajoelhar durante o hino americano como forma de protesto e posteriormente depois por participar de uma propaganda da Nike defendendo a sua causa, contatou a marca do swoosh dizendo que o uso da bandeira seria ofensivo, já que a bandeira foi criada e utilizada em um período onde a escravidão ainda existia. A Nike prontamente ouviu Colin e realmente cancelou o lançamento do Air Max 1 "Independence Day", obrigando as lojas a devolverem o tênis.

Mas é claro que algumas lojas já tinham vendido alguns pares, o que fez com o que o tênis atingisse valores astronômicos em sites de revenda (mais de 2000 dólares), já que tecnicamente não veremos mais a versão nas prateleiras das lojas.

E você, o que achou da posição de Colin? E da Nike? Esse é mais um exemplo de como fatores externos podem transformar completamente o "valor" de um tênis, principalmente no marcado paralelo, mas isso é um assunto que abordaremos em breve em outra publicação.

bottom of page