top of page
  • Foto do escritorVinicius Fonseca

Confira como o nome "Air Jordan" nasceu



Com a quarentena ainda a todo vapor, acreditamos que você já tenha tirado um tempo para assistir os dois primeiros episódios de "Last Dance", não é mesmo? Para quem está perdido nesses últimos dias, "Last Dance" é um documentário que conta a trajetória de Michael Jordan e do Chicago Bulls até a temporada de 97-98.


Como era de se esperar, o documentário traz diversos detalhes que completam toda a incrível história que nós já conhecemos, um deles é a origem do nome da marca "Air Jordan", afinal, você sabe como esse nome nasceu?


Em uma recente entrevista entre Darren Rovell e David Falk (agente do Jordan), David disse que ele estava "empurrando" a Nike para Jordan, já que o mesmo queria assinar com a adidas. Enquanto Falk estava negociando com a marca do swoosh ele disse que eles teriam que tratar Michael como um jogador de tênis, dando a ele a sua própria linha de roupa e claro, o seu próprio tênis.


Nesse momento, o executivo da Nike, Robert Strasser, disse que até concordava com a ideia, mas ele não gostava do nome que David e Jordan queriam para a marca, que seria "Michael Jordan". Os executivos da Nike achavam que o nome de um jogador de 21 anos não teria credibilidade suficiente para se sustentar no mercado.


Foi quando Falk quase que no mesmo instante disse, "Air Jordan". Explicando que "Air" seria por conta da recente tecnologia que a Nike havia introduzido ao mercado de tênis de corrida e ao mesmo tempo porque representava o estilo de jogo de Michael Jordan.


Em 5 minutos Peter Moore desenhou o logo "Wings" que conhecemos hoje, e o resto foi história! Hoje a Jordan Brand vale mais do que 3 bilhões de dólares.



bottom of page