top of page
  • Convidado: Vinicius Brandão

SnkCult Convida: Vinicius Brandão - New Balance 990V4


Voltando a interagir um pouco mais diretamente com o nosso público, hoje convidamos o Vinicius Brandão para fazer um review e dar uma verdadeira aula sobre o New Balance 990V4 e sua história, aproveitem!

*As fotos foram feitas exclusivamente pelo Vinicius Brandão e Ernani Mesquita para o Sneaker Cult! À convite dos amigos da Snkcult, venho falar das minhas impressões sobre um dos lançamentos mais novos e legais da New Balance, o 990 v4! A versão que veremos hoje, apesar de não ser uma collab e sim um General Release de respeito, aparece na colorway que foi apelidada de "Sunrise”.

Antes de falar sobre as inovações deste modelo, agora em sua quarta geração, para entender melhor a sua importância tanto para a própria marca como para o universo sneakerhead, vale aqui uma pequena recapitulação de sua história.

Lançado inicialmente em 1982, e originalmente para a prática de corrida, o modelo 990 foi o primeiro tênis a oficialmente ultrapassar a barreira dos U$100,00, algo que para época era algo extremamente fora dos padrões praticados, mas posteriormente considerado como um marco histórico da chamada indústria de calçados esportivos. O preço se justificativa pela entrega da mais alta tecnologia disponível para aquele momento da história, aliando flexibilidade e suporte, características que eram impensáveis estar presentes ao mesmo tempo sem que uma sacrificasse a outra.

Outro fato importante é que o modelo 990 inaugurou a denominada série 990x, que em anos posteriores resultou na constante evolução de tecnologias, tendo como consequência, a criação de modelos hoje mundialmente conhecidos, tais como o 997, 998, 999, entre outros, além de sua já reconhecida colorway OG Grey.

Depois de anos no mercado, o New Balance 990 sofreu a sua primeira atualização em 1998. O então modelo v2 contava com alterações significativas, como a utilização da espuma chamada ABSOZRB, introduzida em 1996 no modelo 999, completada por um solado ENCAP. Com seu cabedal também totalmente modificado, a partir de uma reinterpretação do OG, criou-se um modelo totalmente inovador.

Com a proximidade dos 30 anos do modelo, a terceira versão teve o seu lançamento em 2012. Apesar de não repetir o sucesso dos anteriores, o V3 teve alterações interessantes. Cabedal com mais malha nos painéis, suede pigskins e perfuração extra para uma melhor respirabilidade. Chama a atenção o aumento do logo N e a língua com desenho em formato de diamantes.

Pois bem. Chegamos em 2016 e o M990v4 é o mais novo modelo da família com um design totalmente arrebatador e digno de tributo ao seu passado.

O visual moderno agora conta com painéis que se estendem pelo logo; mesh de excelente qualidade (com aquele efeito brilhoso que adoramos) e com maior respirabilidade, mantendo o excelente suede pigskin por todo seu cabedal. A sola mantém a tecnologia ENCAP e a sua parte traseira é envolta com parte em couro com destaque para o “Made In USA”

Particularmente o que mais gostei, foi constar na língua, além do discreto nome e versão do modelo, o detalhe na forma de TAG com um dos logos da New Balance em forma da bandeira americana. Detalhes simples, mas que mantêm o status premium do modelo.

Uma curiosidade bem interessante é o fato do modelo, apesar de construído para ser um tênis de corrida, desde a sua primeira versão sempre teve um forte apelo casual e que permanece até os dias de hoje. Por ser o primeiro tênis de corrida a ultrapassar o valor de U$100,00, o 990 sempre foi símbolo de status no mercado, não sendo diferente nas ruas.

Em sua quarta geração, o legado casual continua. Prova disso pode ser constada com a recente colaboração com a marca californiana Stussy, a qual reforça ainda mais o estilo casual aliado ao máximo de qualidade e performance.

Apesar de uma versão já ter circulado em terras brasileiras, atualmente a silhueta está apenas disponível em revendedores internacionais. No mercado norte-americano, o modelo tem preço sugerido de U$165,00.

bottom of page